Patrulha Rural localiza veículo roubado em área de mata do distrito de Taiaçupeba

Secretaria de Segurança

20 de dezembro de 2018
Veículo foi localizado em uma área da estrada da Estiva que vem sendo acompanhada pela Patrulha Rural devido à presença de caçadores e pescadores ilegais (Divulgação)

A Patrulha Rural da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes localizou, na tarde desta quarta-feira (19/12), um veículo roubado. O automóvel estava em uma área da estrada da Estiva, no distrito de Taiaçupeba. O local é um dos que vem sendo monitorados pela corporação para combater práticas irregulares de pesca e caça.

O jipe modelo Toyota Bandeirante, placas IBU-1277, havia sido furtado na Vila Cintra. O proprietário foi localizado e esteve no local para a retirada do veículo. O caso foi encaminhado ao 2º Distrito Policial para registro de boletim de ocorrência.

“A Patrulha Rural é um serviço da Guarda Municipal implantado neste ano e que vem apresentando resultados bastante positivos. Esta região da estrada da Estiva vem sendo acompanhada, inclusive registrando a apreensão de armas, munições, armadilhas e redes de pesca, além de barracos que são utilizados por pescadores e caçadores”, explicou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

Nesta quarta-feira, os guardas municipais patrulhavam a região quando suspeitaram da utilização de um barraco deixado no local para a realização de perícia. Seguindo mata adentro por cerca de um quilômetro para buscar novas armadilhas, eles localizaram o veículo coberto por galhos para dificultar sua localização. Ao consultar a placa, foi verificado ser produto de furto.

No local, também foi localizada uma cabine de caminhão quase desmontada, um contêiner e uma construção antiga de alvenaria. O local permanecerá sendo acompanhado pela Guarda Municipal.

Lançada no final do mês de julho, a Patrulha Rural faz parte dos novos investimentos da administração municipal para a melhoria da segurança pública em Mogi das Cruzes. O grupamento conta com um veículo específico, com tração 4x4, para percorrer as estradas vicinais do município, mesmo os locais com acesso mais difícil.

“Mogi das Cruzes é uma cidade com 721 km² de área e cerca de 700 quilômetros de estradas vicinais para serem percorridos. O trabalho da Patrulha Rural aproxima a Guarda Municipal dos produtores e moradores da zona rural e traz benefícios à segurança da região”, disse Sales.

Além de percorrer as estradas vicinais realizando o trabalho ostensivo, a Patrulha Rural também atua em conjunto com o Departamento de Fiscalização no monitoramento de áreas de risco e de proteção ambiental para combater ocupações irregulares ou o parcelamento irregular de áreas. (Luiz Maritan)