Operação Verão é lançada para atender Mogi das Cruzes durante o período de chuvas

Secretaria de Segurança

29 de novembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo participou, na tarde desta quinta-feira (29/11), do lançamento da Operação Verão 2018/2019, que acontece entre os dias 1º de dezembro e 31 de março. Durante este período, a cidade tem como prioridade o atendimento a urgências e emergências ocasionadas pelas chuvas e o monitoramento climático da cidade. Além disso, o acompanhamento sobre as áreas de risco também é intensificado.

A Operação Verão é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, e conta com a participação de diversas secretarias municipais, do Samu, Corpo de Bombeiros, Cetesb, Polícia Civil e Polícia Militar.

“Temos de estar preparados para não termos problemas na cidade durante o período de chuvas. Para isso, é preciso um plano de ação que é desenvolvido por todos os órgãos que participam da Operação Verão”, destacou Marcus Melo.

O secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, lembrou que em casos de emergência, a população pode entrar em contato com a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), pelo telefone 153, ou com a Defesa Civil, pelo telefone 199. “A partir deste mês, temos um plantão 24 horas da Defesa Civil, juntamente com o setor de fiscalização, para atender a população”, disse.

Este ano, a previsão climática aponta que o verão deverá ser mais chuvoso que o do ano passado. Para enfrentar este período, a Prefeitura já adotou uma série de medidas preventivas, que compreendem ações de fiscalização, destinação de resíduos e materiais inservíveis e a manutenção de sistema de escoamento de água.

Um dos destaques do trabalho é o monitoramento das Áreas de Proteção Ambiental e de risco, evitando ocupações irregulares. O trabalho é realizado por uma equipe específica da Secretaria Municipal de Segurança e os principais locais atendidos são Jardim Aeroporto, Jardim Layr, Jardim Santos Dumont e Jundiapeba.

Já a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos ampliou em 110% o volume de trabalhos preventivos, incluindo as ações em estradas vicinais para garantir a trafegabilidade. A pasta realizou, entre os meses de janeiro e outubro, a roçada 305 mil metros quadrados de córregos e valas, limpeza de 740 bocas de lobo e de leão, a desobstrução de 170 metros de galerias de águas pluviais desobstruídas e a implantação de 106 metros de novas galerias, além da reforma e construção de 554 unidades, entre caixas e galerias.

Outra ação importante da administração municipal é a destinação correta de materiais inservíveis. Este trabalho é realizado por meio da Operação Cata-Tranqueira, que recolheu 374,5 toneladas de materiais, e os Ecopontos existentes. Entre janeiro e outubro, foram recolhidas 1,5 mil toneladas de entulho, 864 toneladas de madeira, 177,85 metros cúbicos de recicláveis, 2.513 pneus, 424 unidades entre camas, colchões e sofás, 142 unidades de eletrônicos, 194 litros de óleo de cozinha, 90 quilos de pilhas e baterias e 6.435 pneus.

Trânsito

A Secretaria Municipal de Transportes também terá um trabalho especial durante o final de ano devido ao aumento no número de veículos que circulam pela cidade. A ação é realizada em pontos específicos, como a região central e a via Perimetral, principalmente devido à passagem de veículos pela cidade para chegar à rodovia Mogi-Bertioga com destino ao litoral.

Neste caso, os cruzamentos da avenida Henrique Peres com a avenida Japão e com as ruas Dom Luiz de Souza e Francisco Rodrigues Passos recebem maior atenção, principalmente com relação à programação semafórica.

A Guarda Municipal também estão realizando um trabalho intensivo na região central e locais com comércio para ampliar a segurança da população. Entre as ações está a permanência da Unidade Móvel de Monitoramento no Largo do Rosário.

Também participaram do lançamento da Operação Verão 2018/2019, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, o vereador José Antonio Cuco Pereira, secretários municipais e representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Associação Comercial de Mogi das Cruzes e do Tiro de Guerra. (Luiz Maritan)