Novos guardas municipais passam por treinamento e devem atuar nas ruas até o final do ano

Secretaria de Segurança

04 de julho de 2016
facebook whatsapp
Acessibilidade
Bertaiolli participou de reunião com os 24 novos guardas municipais que estão passando por treinamento. Formação tem duração de 900 horas/aulas e obedece currículo federal

O prefeito Marco Bertaiolli participou, na tarde desta segunda-feira (04/07), de uma reunião com 24 novos guardas municipais que estão passando por um curso de formação para serem incorporados à corporação. O encontro aconteceu no auditório do prédio II da Prefeitura, na rua Francisco Franco, e também teve a participação de agentes que estão participando do treinamento como instrutores.

"A missão que vocês estão recebendo é de muita importância na estrutura da cidade. Vocês estão vindo ser guardas municipais em uma cidade que valoriza e precisa muito do trabalho da corporação. A cidade, para andar em ordem, precisa da Guarda Municipal estruturada. E é um orgulho para nós termos uma corporação tão comprometida quanto a que temos", destacou Bertaiolli, ao lado do secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno.

Dos 24 novos guardas municipais, 22 são homens e 2 são mulheres. O treinamento começou no dia 20 de junho e terá 900 horas/aulas, de acordo com currículo estabelecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça. A previsão é que a formatura dos novos integrantes da corporação aconteça em dezembro.

Além disso, a Administração Municipal está preparando a contratação de mais seis guardas municipais. Com isso, será completado número de 30 agentes contratados e a Guarda Municipal passará a ter 200 integrantes. Hoje, o número é de 194, sendo 178 homens e 16 mulheres.

O curso de formação dos novos guardas municipais está sendo desenvolvido pela Prefeitura, sob a coordenação do secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, do secretário adjunto da pasta, Paulo Roberto Madureira Sales, e do diretor do Departamento de Normas Técnicas, Carlos Nakaharada. Além da Secretaria de Segurança, também participam com profissionais para dar aulas aos novos agentes as Secretarias Municipais de Assistência Social, Gestão e Educação, além da Procuradoria do Município.

"O objetivo principal é que tenhamos profissionais qualificados no final deste período. A primeira impressão é que temos um grupo coeso, unido e interessado. A grande responsabilidade da Guarda Municipal hoje é a proteção à pessoa, defender os direitos do cidadão. A partir do momento em que o guarda municipal trabalha externamente, ele tem contato com as pessoas e deve conhecer seus direitos para poder defendê-los", explicou Nepomuceno. (LM)