Mogi das Cruzes registra chuva concentrada de 71,3 milímetros em apenas um dia

Secretaria de Segurança

15 de março de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes registrou 71,3 milímetros de chuva no período de 24 horas compreendido entre 7h de quarta-feira (14/03) e 7h de quinta-feira (15/03). O volume medido em 24 horas é quase a metade do total registrado em todo o mês de março do ano passado, quando choveu 158,8 milímetros. Com isso, o nível do rio Tietê chegou a 3,08 metros, medido no trecho próximo à rua Cabo Diogo Oliver.

A bomba que faz o escoamento de água na passagem subterrânea Engenheiro Oswaldo Crespo de Abreu teve o disjuntor desarmado por um raio durante a chuva, na noite de quarta-feira, mas foi religada uma hora depois por uma equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. “Nossos funcionários foram rapidamente ao local e colocaram o sistema para operar”, explicou o secretário Dirceu Lorena de Meira.

O secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, deu mais detalhes do impacto da chuva de quarta-feira: “Na realidade, esses 71,3 milímetros caíram de forma concentrada e em um curto período, na realidade em apenas uma hora e meia, no período noturno. A previsão que nós tínhamos para quarta-feira era de apenas 10 milímetros, quando na realidade choveu sete vezes mais”, frisou. A chuva acumulada entre os dias 1º e 15 de março deste ano já chega a 194,6 milímetros – no mesmo período do ano passado, o total era de 111,4 milímetros.

A Defesa Civil, a Guarda Municipal e os agentes de trânsito acompanharam a situação, durante a noite a madrugada, com o apoio do sistema de câmeras da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). As imagens ajudaram os profissionais a identificaram os pontos de alagamento, bem como problemas nos semáforos. Apesar da intensidade da chuva, o balanço da Defesa Civil indica que não houve casos de maior gravidade, como quedas de árvores, de muros, construções ou mesmo registro de pessoas desabrigadas.

Abastecimento

A chuva também provocou queda de energia na Estação de Captação Pedra de Afiar, do Semae, durante a noite, o que afetou os serviços de captação, bombeamento e produção de água da autarquia. O sistema foi religado no início da madrugada. Nesta quinta (15/03), o Semae trabalha para recuperar o nível dos reservatórios na distribuição e recomenda economia de água ao longo do dia. Em locais mais altos e com redes bombeadas o abastecimento deve ser normalizado à noite. Mais informações pelo telefone 115. (Marco Aurélio Sobreiro e Julio Nogueira)