Mogi das Cruzes recebe reunião da Coordenadoria Regional da Defesa Civil

Secretaria de Segurança

25 de abril de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes recebeu nesta quarta-feira (25/04), no auditório da Prefeitura, a reunião da Coordenadoria Regional da Defesa Civil (REDEC-M3). Foi a primeira vez que o encontro, que reúne representantes de 13 municípios da REDEC-M3, aconteceu na cidade. A reunião busca a troca de experiências entre os municípios e a implantação de estudos de ações para prevenção de desastres naturais ou provocados pelo homem.

As cidades que compõem a REDEC-MC são Caieiras, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã, Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba. O coordenador regional da REDEC-M3 é o capitão Elton Maciel Dorce. A reunião desta quarta-feira contou com a palestra “Teoria e Prática de Prevenção de Riscos”, ministrada pelo coordenador municipal da Defesa Civil de Francisco Morato, Alexsander Sakowisc. Os participantes também discutiram o Convênio do Programa Educacional Defesa Civil Aventura.

O secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, abriu a reunião e falou sobre a importância do trabalho integrado na área de Defesa Civil: “Somos chamados sempre quando acontecem os imprevistos, mas temos condições de prevenir muitas situações e é por isso que estamos aqui hoje. Nossa integração e a troca de experiências é fundamental para aprimorarmos cada vez mais a qualidade do nosso trabalho e dos serviços prestados à população”, frisou.

Operação Verão

A Defesa Civil de Mogi das Cruzes coordenou a Operação Verão e recentemente fez um balanço positivo do trabalho desenvolvido. A operação aconteceu entre os dias 1º de dezembro e 6 de abril. Em Mogi das Cruzes não foram registradas ocorrências graves. Foram atendidas 418 solicitações, sem registro de desabrigados, desalojados ou feridos. Entre os procedimentos realizados durante a Operação Verão destacam-se o monitoramento em áreas de risco, acompanhamento de alagamentos, quedas de árvores ou muros e vistorias em imóveis.

No período em que a iniciativa esteve em vigor, a cidade registrou 728,6 milímetros de chuvas. Durante todo o ano, o departamento mantém o monitoramento das áreas de risco na cidade. Outra preocupação é a capacitação dos servidores. Para isso, a Defesa Civil municipal mantém contato permanente com o órgão do Governo do Estado. (Marco Aurélio Sobreiro)