Mogi das Cruzes ganha unidade do Necrim e deve receber mais policiais

Secretaria de Segurança

05 de abril de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A região do Alto Tietê deverá receber, em breve, novos policiais para reforçar o trabalho da Polícia Civil. A informação foi dada no final da manhã desta quarta-feira (05/04), pelo secretário estadual de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, que esteve em Mogi das Cruzes para a inauguração da sede do Núcleo Especial Criminal (Necrim) na cidade, em cerimônia que contou com a participação do vice-prefeito, Juliano Abe, que representou o prefeito Marcus Melo.

“Temos 442 policiais que estão se formando e a região do Alto Tietê será agraciada com alguns destes policiais”, afirmou o secretário, durante entrevista coletiva à imprensa. O número de policiais que viriam para a região ainda não está definido pelo Governo do Estado.

O secretário também falou sobre o andamento do processo para a criação do Núcleo de Segurança, a ser instalado na antiga base da Polícia Rodoviária de Jundiapeba. “Existe um problema de regularização de área. Estamos aguardando isso para que seja dado andamento ao projeto”, disse.

No último dia 9 de março, o prefeito Marcus Melo esteve em São Paulo em uma reunião com o secretário para discutir assuntos relativos à segurança pública na cidade. A necessidade de novos policiais para a cidade e a implantação do Núcleo de Segurança, em Jundiapeba, foram duas das solicitações apresentadas no encontro.

Necrim

O Necrim de Mogi das Cruzes é a 45ª unidade instalada no estado. A estrutura busca a resolução de crimes de menor potencial ofensivo por meio da conciliação. Nas audiências, as duas partes são convocadas para que seja feito um acordo. Com isso, os conflitos são resolvidos de forma mais rápida, o Poder Judiciário e o Ministério Público são desafogados e a Polícia Civil é liberada para reforçar as investigações relacionadas à criminalidade violenta e organizada.

“O Necrim é uma estrutura muito importante para a sociedade porque faz a mediação de crimes de menor potencial ofensivo. É uma inovação, uma ferramenta de extrema utilidade para o Judiciário e para o Ministério Público”, disse o secretário.

De acordo com levantamentos da Secretaria de Segurança Pública, cerca de 90% dos casos levados ao Necrim no estado chegam a acordos.

O Necrim de Mogi das Cruzes fica na rua Duque de Caxias, 50 – Centro. (Luiz Maritan)