Marcus Melo apresenta o programa Protege Mogi e futuros investimentos na área da segurança pública

Secretaria de Segurança

02 de fevereiro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo apresentou, na tarde desta sexta-feira (02/02), as ações da área de segurança pública do programa Move Mogi. O evento aconteceu na Escola de Governo e Gestão, na Vila Nova Mogilar, e contou com a presença de autoridades e de representantes da sociedade ligados ao tema. As novas ações estarão dentro do programa Protege Mogi.

“Garantir da segurança da população deve ser um trabalho de todos, realizado de forma integrada entre a Prefeitura, as Polícias Civil e Militar, com a participação de toda a sociedade. É um esforço constante. O que buscamos é ter uma cidade mais segura e tranquila”, destacou Marcus Melo.

O prefeito lembrou que, em Mogi das Cruzes, a administração municipal vem atuando intensamente em ações voltadas à segurança pública, seja no investimento na Guarda Municipal, no apoio aos órgãos estaduais e na adoção de tecnologias, como o sistema de monitoramento e o projeto Barreira Eletrônica. Anualmente, a Prefeitura investe cerca de R$ 20 milhões em segurança.

Entre os novos investimentos que serão feitos dentro do programa Protege Mogi está a construção da Central de Inteligência de Segurança, que reunirá diversas estruturas da Guarda Municipal, a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), o monitoramento por câmeras e a Defesa Civil. O novo prédio tem investimento previsto de R$ 4 milhões e ficará na avenida Engenheiro Miguel Gemma, no Socorro.

A construção também seguirá as diretrizes de sustentabilidade que estão sendo adotadas nos projetos desenvolvidos pela administração municipal, com placas fotovoltaicas, muro verde, piso drenante, iluminação e ventilação naturais e reúso da água. A expectativa é que a licitação possa ser iniciada até o final deste ano.

Outra novidade voltada à Guarda Municipal é a aquisição, neste ano, de 10 novos veículos e 6 novas motocicletas para atuar no patrulhamento. Além disso, está prevista a contratação de 60 novos guardas municipais, por meio de concurso público que está em andamento.,

Os novos profissionais e a ampliação da frota da corporação permitirão o desenvolvimento de novos serviços, como a Patrulha Maria da Penha, voltada à prevenção e combate à violência contra a mulher, e a Patrulha Rural. Estas duas ações têm previsão de implantação até o final deste primeiro semestre.

O sistema de monitoramento também deverá receber investimentos em 2018, com 21 novas câmeras. Os equipamentos serão implantados em locais definidos após mapeamento realizado em conjunto com as Polícias Militar e Civil, levando em conta o registro de índices de criminalidade, a movimentação de pessoas, a existência de comércios, entre outros.

Também participaram da apresentação das ações ligadas à segurança pública do programa Move Mogi, o vice-prefeito Juliano Abe, o vereador Edson Santos, o delegado seccional Marcos Batalha, o comandante interino do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, capitão Denílson Ostroski, além de representantes da Polícia Militar e dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg). (Luiz Maritan)