Guarda Municipal detém homem acusado de violência contra a mulher no Jardim Aeroporto

Secretaria de Segurança

03 de julho de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes deteve na manhã desta terça-feira (03/07) um homem acusado de agressão com faca contra a mulher. O caso aconteceu no Jardim Aeroporto III e o responsável foi encaminhado para a Delegacia de Defesa da Mulher, onde foi autuado e preso em flagrante.

Uma equipe da Guarda Municipal que realizava ronda na região do Jardim Aeroporto, quando foi abordada por moradores que denunciaram uma briga de casal em um condomínio próximo. Chegando ao local, os agentes verificaram que a mulher tinha um ferimento à faca em uma das mãos e o homem tinha um dedo com corte.

Após serem socorridos, os dois foram encaminhados à Delegacia da Mulher, onde foram ouvidos e elaborada a prisão em flagrante do homem.

“O combate à violência contra a mulher é um trabalho que vem sendo realizado pela Guarda Municipal. A Prefeitura criou a Patrulha Maria da Penha, que atua nestes casos, mas houve a capacitação de 100 guardas municipais, que também podem atuar nestas situações, como foi o caso desta terça-feira”, explicou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

Lançada em 13 de abril, a Patrulha Maria da Penha conta com quatro guardas municipais, que trabalham em duplas formadas por um homem e uma mulher. A operação conta com uma viatura exclusiva e, como preparação, a Secretaria Municipal de Segurança realizou a capacitação de 100 guardas municipais, que passaram por um curso ministrado por especialistas.

A patrulha oferece acompanhamento preventivo e periódico, para garantir proteção às mulheres em situação de violência que possuem medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça, com base na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Os juízes do Fórum de Mogi das Cruzes informam os casos que precisam de apoio da Guarda Municipal, que cumpre os deveres da Patrulha Maria da Penha. (Luiz Maritan)