Guarda Municipal detém homem acusado de tentativa de estupro neste domingo

Secretaria de Segurança

30 de julho de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Guarda Municipal deteve, na manhã deste domingo (29/07), um homem acusado de tentativa de estupro no Jardim Santos Dumont. O caso aconteceu por volta das 9h20, na rua Moçambique. O responsável foi encaminhado para o 2º Distrito Policial, em Braz Cubas, onde o delegado de plantão lavrou boletim de ocorrência e tomou as providências legais.

As equipes da Guarda Municipal foram acionadas por moradores durante o patrulhamento por motos realizado pela região. Ao chegar ao local, o suspeito foi avistado deitado no chão ao lado de outras pessoas e a vítima, que é menor de idade, confirmou a denúncia.

“O combate à violência contra a mulher é um trabalho que vem sendo realizado pela Guarda Municipal. Além do trabalho de patrulhamento dos bairros, que realiza flagrantes como o deste final de semana, a Prefeitura criou a Patrulha Maria da Penha, que atua nestes casos, mas houve a capacitação de 100 guardas municipais, que também podem atuar nestas situações”, explicou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

Lançada em 13 de abril, a Patrulha Maria da Penha conta com quatro guardas municipais, que trabalham em duplas formadas por um homem e uma mulher. A operação conta com uma viatura exclusiva e, como preparação, a Secretaria Municipal de Segurança realizou a capacitação de 100 guardas municipais, que passaram por um curso ministrado por especialistas.

A patrulha oferece acompanhamento preventivo e periódico, para garantir proteção às mulheres em situação de violência que possuem medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça, com base na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Os juízes do Fórum de Mogi das Cruzes informam os casos que precisam de apoio da Guarda Municipal, que cumpre os deveres da Patrulha Maria da Penha.

Além disso, na semana, o prefeito Marcus Melo anunciou uma série de medidas para a melhoria da segurança pública em Mogi das Cruzes. Entre as ações previstas estão a contratação de 40 novos guardas, a aquisição de 20 novas viaturas, entre automóveis e motocicletas, a ampliação do sistema de monitoramento, com a implantação de 22 novas câmeras, o início das atividades da Patrulha Rural, colocação de lâmpadas de LED nas entradas e saídas da cidade e a ampliação de 1.000 pontos na iluminação pública, em locais que não contam com o serviço. (Luiz Maritan)