Empreendedores de Rua de Mogi das Cruzes participam de Curso de Capacitação

Secretaria de Segurança

19 de novembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Os empreendedores de rua de Mogi das Cruzes participaram, na manhã desta segunda-feira (19/11) de mais uma edição do Curso de Capacitação, promovida pela Prefeitura. O evento aconteceu no auditório do prédio 2 da administração municipal, no Centro, e os participantes ouviram palestras do Banco do Povo, Sebrae e Vigilância Sanitária.

O curso de capacitação e atualização é uma exigência legal para a renovação da licença de trabalho dos empreendedores de rua de Mogi das Cruzes. Atualmente, a cidade conta com 192 empreendedores cadastrados. Deste total, 172 atuam no ramo de alimentos e 20 no de armarinhos.

“Mogi das Cruzes é um exemplo para todo o estado de São Paulo no trabalho com os empreendedores de rua e isso acontece muito pela participação dos profissionais em eventos como este. A capacitação contínua e os novos conhecimentos são importantes para que o atendimento seja cada vez melhor para a população”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

O secretário lembrou ainda que os valores da taxa de licença para os empreendedores de rua permanecerão congelados em R$ 10,00 para quem trabalha com barracas e R$ 500,00 para os trailers. “Esta é uma determinação do prefeito Marcus Melo, como uma forma de reconhecimento ao trabalho dos empreendedores e de auxiliar neste período de recuperação econômica”, disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes, destacou que a Prefeitura também está à disposição dos empreendedores que querem incrementar seu negócio para auxiliá-los na busca por investimentos, por meio do Banco do Povo, que oferece taxas melhores que as do sistema financeiro, com juros de 0,35% ao mês.

“Temos levado as informações sobre o Banco do Povo para os empreendedores porque temos condições muito favoráveis. Muitas vezes, as pessoas têm dificuldades de ir até a Prefeitura, então vamos até elas. Quem tiver interesse, pode nos procurar que estamos prontos para auxiliá-los”, disse.

O gerente regional do Sebrae no Alto Tietê, Sérgio Gromik, também participou da capacitação. Na palestra da entidade, foram destacadas técnicas para melhoria das vendas por parte dos empreendedores. Já a Vigilância Sanitária falou sobre o cuidado no manuseio de alimentos.

A valorização dos empreendedores de rua traz benefícios como redução da informalidade, minimização da burocracia, melhora da política tributária para os pequenos negócios, valorização do empreendedor de rua, promoção da educação empreendedora e profissionalizante, aumento da geração da renda e número de postos de trabalho, acesso ao crédito e aos serviços financeiros, aumento do faturamento dos participantes e fortalecimento do turismo local. (Luiz Maritan)