Cerimônia marca promoção de guardas municipais para 1ª e 2ª classes

Secretaria de Segurança

05 de setembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo participou, na manhã desta terça-feira (05/09), da solenidade de promoção de guardas municipais, dentro do trabalho de estruturação da corporação. Durante o evento, que aconteceu no auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes, também foram homenageados servidores da Guarda Municipal que se aposentaram neste ano.

Ao todo, 17 guardas municipais passaram de 2ª classe para 1ª classe, enquanto outros 20 passaram da 3ª classe para a 2ª. Os promovidos passaram por um concurso interno, que teve como etapas de seleção a participação em curso de aperfeiçoamento, teste de aptidão física e exame de saúde. Os guardas municipais promovidos para 1ª Classe passarão a exercer funções de chefia no trabalho realizado na Ciemp e de coordenação do trabalho motorizado em parques, praças, escolas e eventos.

“A questão da segurança pública é uma novidade e um aprendizado para os municípios e é preciso trabalhar em harmonia com todos os órgãos para o benefício da população. As pessoas precisam de uma Guarda Municipal forte, que ofereça segurança. Não existe outro caminho senão apoiar e investir na Guarda Municipal”, afirmou Marcus Melo.

O prefeito lembrou que, neste ano, a corporação já obteve avanços, como as seis novas viaturas entregues no mês de abril e a implantação da Ronda Escolar, que  atende todas as unidades municipais de ensino no apoio aos docentes, auxilio em travessias e na mediação de conflitos.

Além disso, também estão em andamento os procedimentos que permitirão o armamento da Guarda Municipal. Os agentes já passaram por avaliação psicológica e, os aprovados serão submetidos a cursos teóricos e práticos. A Secretaria Municipal de Segurança também desenvolve os trâmites burocráticos junto às esferas responsáveis no Governo Federal e aguarda o término do processo de doação de 60 pistolas e munições pelo Governo do Estado.

Outros avanços que deverão acontecer nos próximos meses são a implantação da Patrulha da Lei Maria da Penha, voltada a proteger mulheres vítimas de violência, e a Patrulha Rural, que atuará junto a produtores e moradores da zona rural de Mogi das Cruzes. Em ambos os casos, a Secretaria Municipal de Segurança está estruturando o trabalho.

O secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, lembrou que a promoção dos guardas municipais é importante para o trabalho da corporação, que desde 2014 faz parte do sistema de segurança pública, trabalhando em conjunto com as Polícias Militar e Civil.

“Não é somente uma simples promoção, ela muda muita coisa. Junto com ela, vêm direitos, deveres e muita responsabilidade. Estes novos promovidos serão o alicerce para a futura estrutura da Guarda Municipal”, disse o secretário.

Também participaram da cerimônia de promoção dos Guardas Municipais o vice-prefeito Juliano Abe, os vereadores Cláudio Miyake, José Antonio Cuco Pereira e Edson Santos, a comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 12 (CPAM-12), coronel Mônica Dias Ferreira, o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Ary Kamiyama, e o comandante do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Jean Carlos de Araújo Leite, além de familiares dos guardas municipais promovidos. (Luiz Maritan)