Ação Integrada de Segurança Pública se reúne e discute ações para 2017

Secretaria de Segurança

26 de maio de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo participou, na manhã desta sexta-feira (26/05), da primeira reunião de 2017 da Ação Integrada de Segurança, que reúne representantes do Ministério Público, Prefeitura de Mogi das Cruzes e Polícias Militar e Civil. O projeto, que é pioneiro no estado de São Paulo, tem como objetivo propor e realizar ações conjuntas ou isoladas para a melhoria do setor no município.

Neste primeiro encontro, realizado na sede do Ministério Público, os participantes trocaram informações sobre os trabalhos desenvolvidos nos primeiros meses do ano, além de discutir questões a serem realizadas durante os próximos meses. Além do prefeito, participaram da reunião os promotores Leandro Lippi Guimarães, Fernando Lupo e Adolfo Sakamoto, o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Felício Kamiyama, o delegado seccional assistente, Evaldo José de Mello, a procuradora-geral do município, Dalciani Felizardo, e o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

“É muito importante a gente trabalhar em parceria. O papel do poder público, em todas as suas esferas, é o de identificar o que se pode fazer para atuar em conjunto na busca por da melhoria da segurança pública em Mogi das Cruzes. O que podemos fazer na questão de prevenção, monitoramento, combate a práticas criminosas”, afirmou Marcus Melo.

O prefeito lembrou ainda que, neste início de ano, é importante que haja um alinhamento do planejamento e das ações dos diferentes órgãos da Ação Integrada, uma vez que ocorreram mudanças nos integrantes do projeto. São os casos da própria Prefeitura, com a mudança de gestão, da Polícia Militar e do Ministério Público.

“Para todas as ações que estão sendo desenvolvidas, é importante que haja um alinhamento do que se está fazendo. Há a necessidade constante do diálogo, da conversa, de cada um sentir a necessidade do outro para que possamos avançar”, disse.

Entre as prioridades para os próximos meses está a colocação em prática do Plano Municipal de Segurança. O documento é um dos resultados práticos já alcançados pelo trabalho da Ação Integrada de Segurança Pública e teve, em sua elaboração, a participação do Ministério Público, Prefeitura, das Polícias Militar e Civil. O plano está dividido em quatro partes. A primeira apresenta os órgãos que participam do Sistema de Segurança Pública, com a responsabilidade de cada um. Na sequência, o capítulo Desenvolvimento do Plano estabelece princípios, compromissos assumidos e metas de cada um dos órgãos participantes. Por fim, é detalhada a atuação das entidades desenvolvidas e a conclusão. O Plano Municipal de Segurança também conta com os endereços e telefones das estruturas de segurança pública existentes na cidade.

Outra prioridade a ser desenvolvida é o combate a ocupações irregulares na cidade, em um trabalho preventivo para evitar a criação de áreas de vulnerabilidade social, propícias à violência.

O prefeito Marcus Melo também lembrou investimentos que foram feitos pela Prefeitura na área de segurança pública. Entre as ações estão a ampliação da frota da Guarda Municipal, com a aquisição de seis novos veículos, a implantação da Ronda Escolar, que começou a operar neste mês e já está atendendo a todas as escolas municipais, que foram divididas de acordo com o perfil das unidades. (Luiz Maritan)