Vacinação contra a Gripe disponível também no Programa Bairro Feliz

Secretaria de Saúde

23 de maio de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes está trabalhando para ampliar a vacinação contra a gripe, principalmente entre crianças e pacientes com doenças crônicas, grupos que apresentam baixos índices de cobertura até o momento. Entre as novas estratégias está a oferta da vacina no Programa Bairro Feliz, que será realizado neste sábado (25/5) no Mogi Moderno, na Escola Municipal Célia Pinheiro Franco, das 10 às 14 horas. O endereço é avenida Getúlio Vargas, 328.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe prossegue até o dia 31 em todos os Postos de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Até 22 de maio, o município imunizou um total de 74.495 pessoas, o que equivale a 63,10% de cobertura.

O grupo prioritário com menor índice de cobertura é formado por pacientes com doenças crônicas, que estão também entre os mais vulneráveis à gripe. Até o momento, foram vacinadas 11.304 pessoas, o que equivale a 44,93% do total esperado. Em seguida estão as crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, com um total de 16.812 imunizados e cobertura de 52,90%.

Outros públicos-alvo são trabalhadores da saúde (com 63,85% de cobertura); gestantes (63,42%); puérperas (84,16%); idosos (77,26%); professores de escolas públicas e privadas (67,23%); além de policiais, bombeiros e membros das Forças Armadas e indígenas, para os quais ainda não há público estimado.

“As pessoas que integram os grupos prioritários e que ainda não foram imunizadas devem procurar uma sala de vacina o quanto antes e garantir a proteção necessária antes da chegada do período mais rigoroso de inverno. A vacina é muito segura e eficaz, garantindo proteção para uma doença qué bastante comum, mas que pode se tornar grave, principalmente para idosos, crianças e pessoas com baixa imunidade”, orienta o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.

A vacina disponível previne contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B, que possuem transmissão por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar. O objetivo da imunização do público-alvo é reduzir a ocorrência da doença, internações e mortes provocadas pela Influenza nos grupos mais vulneráveis, que têm maior risco de evolução e complicações. Neste ano, até o momento, o município registrou dois casos confirmados de Influenza, sem óbitos.