UPA 24 horas do Oropó comemora um ano de funcionamento com 130 mil procedimentos

Secretaria de Saúde

19 de dezembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24h “Dra. Corasi Alves de Andrade”, que fica no bairro Oropó, comemorou nesta terça-feira, dia 19/12, seu primeiro aniversário. “Os números de atendimento, com 130 mil procedimentos realizados de janeiro a novembro deste ano, comprovam que a nossa saúde é referência”, afirmou o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, que estava presente no evento. “Este será o primeiro de muitos aniversários, porque aqui, em Mogi, sabemos acolher”, ressaltou.

Inaugurada em dezembro de 2016 e, desde então, administrada pela Pró-Saúde, a UPA 24h Oropó adotou o protocolo de atendimento por meio de classificação de risco. Isso significa que as consultas ocorrem de acordo com a gravidade do paciente e não pela ordem de chegada.

Além do balanço de atendimentos, outro destaque positivo neste primeiro ano foi a economia gerada a partir do modelo de gestão. “Enquanto vemos outras cidades passarem por problemas na saúde, nossa UPA do Oropó presta um atendimento de qualidade e com menor custo para o município”, destacou o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Rogério Pontes, coordenador da controladoria da Pró-Saúde, observou que o uso eficiente dos recursos é resultado do acompanhamento feito tanto pela Secretaria Municipal Saúde quanto pela entidade gestora. “Nós acompanhamos de perto todos os processos e os serviços prestados. O resultado deste monitoramento é um nível significativo de economicidade. Ou seja, não há desperdício de recursos”, explicou.

“Agradeço a todos os colaboradores que se dedicam a salvar vidas. A qualidade do serviço aos pacientes e a humanização do atendimento fazem com que a UPA seja aprovada por 95% dos usuários, conforme mostram as pesquisas de satisfação feitas todos os meses”, informou Pontes.

A taxa de resolutividade é outro diferencial da UPA 24h Oropó. Na média, menos de 1% de todos os pacientes atendidos precisaram ser transferidos para outras unidades de maior complexidade.

A diretora administrativa da UPA, Adriana Guimarães, revelou que o desafio ao longo do segundo ano será manter o ritmo de atendimento, capacitar as equipes, desenvolver e aplicar os procedimentos para, ainda em 2018, conquistar a certificação de qualidade concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). “Continuaremos a fazer o nosso melhor para receber a população de maneira eficiente e acolhedora”, afirmou Adriana. Atualmente, a UPA conta com 109 colaboradores.

O evento contou com a participação dos vereadores Edson Santos e Diego de Amorim Martins, o Diegão, e da pastora Sueli de Lima Duarte Silva que, ao lado do padre Javier Martínez Pascual, abençoaram a unidade e o público presente.

Balanço de atividades da UPA 24h Oropó (janeiro a novembro)

Atendimento médico

80.970

Exames laboratoriais

28.303

Exames de raio X

20.116

Eletrocardiograma

2.667

Total

132.056 procedimentos