Secretário visita unidades de saúde no Distrito de Jundiapeba

Secretaria de Saúde

29 de janeiro de 2019
Secretário Francisco Bezerra, acompanhado pelo vereador Jean Lopes, em visita ao bloco cirúrgico da Unica, em Jundiapeba (foto: Paula Frias/PMMC)

Dando continuidade às ações de integração e supervisão, o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra de Melo, esteve na Unica – Unidade Clínica Ambulatorial e no Pronto Atendimento 24 horas de Jundiapeba, nesta tarde de terça-feira (29/01). O objetivo das visitas é conversar com funcionários e pacientes para a troca de informações que possam contribuir para melhorias.

As visitas aos equipamentos de saúde estão ocorrendo desde que assumiu o cargo e devem prosseguir nas próximas semanas. “A Rede de Saúde da Prefeitura de Mogi das Cruzes é muito grande: são 68 unidades e serviços que prestam atendimentos em diversas áreas e segmentos da saúde. Nossa proposta é conhecer as equipes e ouvir as pessoas para que possamos evoluir sempre”, explica o secretário. O vereador Jean Lopes e a diretora de Rede Básica, Rebeca Barufi, acompanharam Bezerra.

As unidades visitadas nesta terça-feira estão localizadas em Jundiapeba, um dos distritos que mais receberam investimentos de saúde nos últimos tempos. Atualmente, conta com quatro equipamentos e serviços e ainda possui projeto para construção de uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas.  

 A Unica, por exemplo, foi a primeira clínica de especialidades médicas da Prefeitura de Mogi das Cruzes que, no final do ano passado, passou a contar com um novo serviço, o Bloco Cirúrgico para a realização de pequenas cirurgias e procedimentos como biopsias. O equipamento conta, ainda, com uma Unidade Avançada da Academia da Terceira Idade, responsável pelo atendimento de aproximadamente 600 idosos com aulas diversas como hidroginástica e musculação, além de acompanhamento multidisciplinar.

Já o Pronto Atendimento 24 horas é responsável pelas consultas de urgência e emergência de adultos e crianças no Distrito de Jundiapeba e bairros próximos, garantindo comodidade e agilidade para quem reside naquela região da cidade. Os atendimentos se complementam com a Unidade Básica Nova Jundiapeba e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), que conta com 24 agentes e duas enfermeiras que promovem visitas às famílias do bairro em suas casas, levando informações sobre promoção de saúde e prevenção de doenças.