Secretaria de Saúde promove capacitação sobre Papanicolaou

Secretaria de Saúde

28 de janeiro de 2019
Saúde promoveu na última semana um evento de capacitação em coleta de Papanicolaou para enfermeiros (foto: Divulgação/PMMC)

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na última semana um evento de capacitação e atualização em coleta de Papanicolaou para enfermeiros de todos os serviços de Atenção Básica e Especializada. O treinamento foi realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam) e pelo Albert Einstein Medicina Diagnóstica, parceiros da Administração na gestão do Laboratório Municipal de Análises Clínicas.

“O encontro promoveu orientações e atualizações para todos os profissionais que atuam em nossas unidades de saúde, valorizando sempre o atendimento qualificado, humanizado e com segurança às pacientes”, explica a diretora do Departamento de Rede Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Rebeca Barufi.

Outra novidade na área de diagnósticos foi a recente aquisição de um venoscópio, aparelho que localiza veias periféricas com precisão para coletas de sangue. É equipamento não invasivo, portátil, compacto e de fácil manuseio, possibilitando a visualização das veias através da luz.

“O venoscópio é um aparelho que permite um trabalho mais rápido em indolor, principalmente para garantir agilidade no atendimento de crianças, idosos ou pacientes crônicos”, explica a diretora. O venoscópio foi adquirido pelo Cejam e está sendo utilizado inicialmente para pacientes que realizam as coletas diretamente no Laboratório Municipal.

O Laboratório Municipal foi inaugurado em setembro de 2014 para atender à demanda de exames laboratoriais de todas as unidades de saúde. O serviço é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o Cejam e o Albert Einstein Medicina Diagnóstica.

Funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, e oferece 427 tipos diferentes de exames laboratoriais, dos quais 79 são exames especiais, realizados na própria unidade, como curva glicêmica e espermograma. Entre as modernidades trazidas pelo empreendimento está o “Alerta de Pânico” para exames alterados, possibilitando rápido agendamento de uma consulta para o paciente.