Secretaria de Saúde promove capacitação sobre Papanicolaou

Secretaria de Saúde

28 de janeiro de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na última semana um evento de capacitação e atualização em coleta de Papanicolaou para enfermeiros de todos os serviços de Atenção Básica e Especializada. O treinamento foi realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam) e pelo Albert Einstein Medicina Diagnóstica, parceiros da Administração na gestão do Laboratório Municipal de Análises Clínicas.

“O encontro promoveu orientações e atualizações para todos os profissionais que atuam em nossas unidades de saúde, valorizando sempre o atendimento qualificado, humanizado e com segurança às pacientes”, explica a diretora do Departamento de Rede Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Rebeca Barufi.

Outra novidade na área de diagnósticos foi a recente aquisição de um venoscópio, aparelho que localiza veias periféricas com precisão para coletas de sangue. É equipamento não invasivo, portátil, compacto e de fácil manuseio, possibilitando a visualização das veias através da luz.

“O venoscópio é um aparelho que permite um trabalho mais rápido em indolor, principalmente para garantir agilidade no atendimento de crianças, idosos ou pacientes crônicos”, explica a diretora. O venoscópio foi adquirido pelo Cejam e está sendo utilizado inicialmente para pacientes que realizam as coletas diretamente no Laboratório Municipal.

O Laboratório Municipal foi inaugurado em setembro de 2014 para atender à demanda de exames laboratoriais de todas as unidades de saúde. O serviço é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o Cejam e o Albert Einstein Medicina Diagnóstica.

Funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, e oferece 427 tipos diferentes de exames laboratoriais, dos quais 79 são exames especiais, realizados na própria unidade, como curva glicêmica e espermograma. Entre as modernidades trazidas pelo empreendimento está o “Alerta de Pânico” para exames alterados, possibilitando rápido agendamento de uma consulta para o paciente.