Saúde presta orientações sobre sintomas e tratamento da Osteoporose na Semana da Mulher

Secretaria de Saúde

28 de fevereiro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Para facilitar o diagnóstico precoce e prestar esclarecimentos sobre a Osteoporose, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá eventos educativos nos dias 8 e 9 de março. Durante todo o mês de março, o tema também será trabalhado nas unidades de saúde, com a entrega de material educativo e encaminhamento de novos casos conforme a necessidade.

Estas e outras ações fazem parte da programação anual das comemorações pelo Mês da Mulher e da Campanha de Prevenção à Osteoporose, que é resultado da lei municipal 5.280/2001. O primeiro encontro acontece no Pró-Hiper na quinta-feira (08/03), a partir das 8 horas, e contará com uma palestra da enfermeira e especialista no assunto, Tânia Maria Soares Santos Alves. No mesmo dia, o Pró-Mulher receberá, das 8 às 12 horas, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) com coleta de exames IST/Aids e palestra sobre Osteoporose e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Na sexta-feira (09/03), às 8 horas, a prevenção sobre a Osteoporose será o tema do evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no Parque da Cidade, realizado por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Esportes e Lazer. Além da palestra, o público presente poderá participar de outras atividades, como aulas funcionais em diversas modalidades.

"A informação é muito importante para todas as mulheres, especialmente para aquelas com mais de 60 anos e que estejam no período pós-menopausa", explica a diretora da Rede Básica de Saúde, Rebeca Barufi, lembrando que as mulheres que precisarem de exames ou tratamento serão encaminhadas para o Ambulatório Municipal de Osteoporose, que funciona no Pró-Mulher.

A Osteoporose atinge 10 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, e impacta diretamente na qualidade de vida do paciente, já que existe a tendência de fraturas devido à perda da resistência óssea.
No caso da população feminina, uma em cada quatro mulheres com osteoporose apresenta fratura vertebral na pós-menopausa. “O diagnóstico precoce é fundamental porque permite ao médico e paciente tomarem medidas adequadas para prevenir fraturas, cirurgias e perda da qualidade de vida”, completa.

Os principais riscos para Osteoporose são: mulheres; pessoas de pele branca, baixa e magra; maior de 65 anos (ambos os sexos); história materna de fratura ou Osteoporose; menopausa precoce (antes dos 40 anos); tratamento crônico com corticoides; doença reumática, especialmente artrite reumatoide; climatério, menopausa; hipertireoidismo ou hormônio tireoidiano em excesso; tabagismo; alcoolismo e sedentarismo.

Os exames e encaminhamentos são feitos pelo ginecologista ou clínico geral que acompanha a paciente. Mas, no dia a dia, alguns cuidados nutricionais são importantes como adotar uma alimentação rica em cálcio, consumindo leite e derivados, folhas verdes escuras, feijão, ervilha, gema de ovo, mariscos, grão de bico, feijão branco e sardinha fresca.

Outra orientação é consumir alimentos riscos e vitamina D (óleo de fígado de peixe, gema de ovo, manteiga, queijo, salmão, atum e sardinha) e vitamina C (acerola, goiaba, laranja, limão e abacaxi). Tomar sol diariamente por pelo menos 15 minutos e praticar atividades físicas completam a lista de cuidados preventivos.