Saúde prepara eventos para a Semana Municipal de Combate à Automedicação

Secretaria de Saúde

15 de junho de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a partir de segunda-feira (18/06) mais uma edição da Semana Municipal de Conscientização e Combate à Automedicação. O objetivo é alertar a população sobre os perigos da automedicação e do uso irresponsável de medicamentos. Para isso, estão sendo realizadas palestras nas unidades de saúde da cidade. 

Na segunda-feira (18/06), o primeiro encontro será realizado na UnicaFisio, das 8 às 9h30, com breve orientação sobre o tema e aferição de pressão arterial e glicemia. Entre os dias 18 e 29 de junho, de segunda a sexta-feira, serão realizadas orientações em sala de espera pelos farmacêuticos e técnicos de Farmácia das unidades 24 horas e unidades do Programa de Saúde da Família.

Na segunda-feira (25/6), das 8 às 9h30, o tema será abordado no Parque da Cidade e, para encerrar a série de eventos, será realizada uma capacitação dos profissionais farmacêuticos na Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 14 horas.

Entre as orientações prestadas durante a Semana Municipal de Conscientização e Combate à Automedicação estão: tomar o medicamento exatamente como foi prescrito; não tomar medicamento prescrito para outra pessoa; nunca utilizar medicamento após o prazo de validade; armazenar o medicamento corretamente; manter o medicamento em local seguro e longe do alcance de crianças; e não retirar o medicamento da embalagem original. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso racional de medicamentos parte do princípio que o paciente recebe o medicamento apropriado para suas necessidades clínicas, nas doses adequadas para o período de tratamento indicado. Outros fatores destacados são como tomar o medicamento e como guardá-lo corretamente em casa.