Profissionais de saúde recebem capacitação sobre tratamento para tabagismo

Secretaria de Saúde

06 de junho de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) promoveu uma capacitação para cerca de 50 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, entre médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos. O objetivo é multiplicar as informações e ampliar o atendimento às pessoas que querem parar de fumar em Mogi das Cruzes. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (06/06), na Escola de Governo.

O tabagismo foi introduzido como doença, desde 1997, na Classificação Internacional de Doenças e, ao longo destes anos, o tema é atualizado junto aos profissionais de saúde para que possam abordar seus pacientes e oferecer apoio e tratamento. O uso do tabaco é uma das principais causas de infarto, angina e acidente vascular cerebral (AVC) e ainda pode causar diversas outras doenças.

Em Mogi das Cruzes, a Prefeitura mantém o Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, uma iniciativa pioneira que proporciona aos fumantes a oportunidade de largar o vício. O atendimento acontece em 12 unidades: UBS de Braz CubasCocueraJardim IveteJardim CamilaVila MoraesVila NatalConjunto ToyamaJardim Planalto, Jardim Aeroporto IIVila Nova AparecidaVila Suíssa e na UAPS 2, onde está o Programa Municipal de DSTs/Aids. Cada unidade mantém dias e horários diferenciados para as reuniões, por isso os interessados devem procurar os locais e efetuar o cadastro.

O Programa mantido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes foi criado em 2007 e é realizado conforme protocolo do Ministério da Saúde. O tratamento começa com uma avaliação clínica do paciente e segue com terapias em grupo e acompanhamento contínuo.  A iniciativa oferece, ainda, adesivos transdérmicos de nicotina em diferentes versões e, dependendo do caso, medicamento complementar para combater a síndrome da abstinência.