Prefeitura entrega primeiro aparelho do novo Serviço de Odontologia por Imagem

Secretaria de Saúde

06 de abril de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo entregou, nesta sexta-feira (06/04), o novo Serviço de Odontologia de Imagem da Secretaria Municipal de Saúde, mais um importante avanço do SIS – Sistema Integrado de Saúde, antecipando as comemorações pelo Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. O atendimento está começando pelo Pró-Mulher e, a partir de maio, estará em mais cinco locais: Vila Suíssa, Santa Tereza, Conjunto Santo Ângelo, Nova Jundiapeba e Jardim Camila.

O novo serviço tem como objetivo ampliar os meios diagnósticos de enfermidades bucais, como cáries e doença periodontal, para indicação e planejamento do melhor tipo de tratamento. “A Prefeitura continua investindo na saúde de Mogi das Cruzes. Neste caso, trata-se de um importante serviço que certamente aumentará a segurança dos pacientes em seus tratamentos, com facilidade de acesso”, explicou o prefeito Marcus Melo.

Até o ano passado, o serviço de radiologia era ofertado por meio de parcerias com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Universidade de Braz Cubas (UBC), mas o novo serviço amplia e facilita o acesso. “Os exames de raio-x garantem muito mais segurança aos profissionais e aos pacientes”, afirma o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis. Inicialmente, a capacidade de atendimento será para até 220 exames por mês, número que chegará a 1,3 mil com a implantação das próximas unidades. O investimento total foi de R$ 43.166,69.

Os principais benefícios são identificar presença ou ausência de doença ou agravo; fornecer informações da natureza e extensão da doença; e possibilitar a formação de diagnósticos diferenciados. O encaminhamento será feito por indicação do profissional e com agendamento pela Coordenação de Odontologia da Secretaria de Saúde, sem necessidade de ligação ou marcação pessoalmente.

Atualmente, a Administração Municipal conta com 79 cirurgiões dentistas, contratados de forma direta ou por meio das organizações sociais parceiras, que atuam em 34 unidades que prestam atendimento odontológico.

Balanço

No ano passado, foram realizados 858.696 procedimentos de Odontologia na Rede Básica de Saúde. Deste total, foram 96.436 consultas de Atenção Básica, que geraram 512.874 procedimentos, e 17.183 consultas de Atenção Especializada, que geraram mais 23.830 procedimentos. Foram realizadas, ainda, 207.704 ações supervisionadas de escovação e 669 radiologias.