Prefeitura entrega nova Sala de Apoio à Amamentação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Secretaria de Saúde

08 de março de 2018
Secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, ressalta investimentos da Saúde no incentivo ao Aleitamento Materno (foto: Guilherme Berti/PMMC)

O prefeito Marcus Melo e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, entregaram a nova Sala de Apoio à Amamentação da Prefeitura de Mogi das Cruzes nesta tarde de quinta-feira (08/03), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A sala fica no primeiro andar do prédio sede e foi planejada para oferecer privacidade e conforto às mães que retornaram ao trabalho e precisam retirar o leite para alimentar seus bebês.

Na abertura, Karin Melo falou sobre as conquistas das mulheres. “Nossa maior conquista foi quando aprendemos a dizer ‘não’: não ao preconceito, não à desigualdade. E esse novo espaço oferece mais um benefício às mães que conquistaram seu espaço no mercado de trabalho”, ressaltou.

A secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha, fez uma apresentação sobre a funcionalidade da nova sala e ressaltou a importância da amamentação para os bebês. “A criança se desenvolve mais saudável, com menos doenças, e a mãe fica mais feliz e tranquila para exercer sua função. Consequentemente, a empresa ganha com menor absenteísmo entre suas colaboradoras”, explicou. A Sala de Apoio à Amamentação é uma extensão do trabalho realizado pelo Banco de Leite Humano, inaugurado em 2013 no Pró-Mulher.

A Sala de Apoio à Amamentação é um local específico para a retirada e estocagem do leite materno durante a jornada de trabalho, destinada às mães que, mesmo após a licença maternidade, continuam em aleitamento materno. “Mogi das Cruzes foi uma das primeiras Prefeituras a aderir à licença maternidade de seis meses. Agora, estamos dando mais um passo importante na oferta de um espaço humanizado e adequado para a retirada do leite ou até mesmo para amamentação, caso seja necessário”, explicou o prefeito Marcus Melo. A primeira licença-maternidade de seis meses na Administração Municipal ocorreu em 2009.

CONSULTAS E EXAMES

Para comemorar o Mês da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde está ampliando a oferta de consultas, exames e cirurgias ginecológicas. No total, serão disponibilizados 1.133 procedimentos a mais durante o mês de março, reduzindo o tempo de espera e facilitando o acesso das pacientes aos serviços.

Deste total, serão 800 consultas de ginecologia (500 no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes e 300 na Rede Básica de Saúde), 300 exames de mamografias e 33 cirurgias ginecológicas. “Estamos promovendo uma série de eventos educativos, como palestras e rodas de conversa sobre temas importantes para a saúde da mulher, mas ampliar a oferta de consultas, exames e cirurgias ginecológicas atende efetivamente quem está esperando por um diagnóstico ou tratamento”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Mensalmente, são realizadas uma média de 900 mamografias, número que subirá para 12,2 mil procedimentos somente no mês de março. Já o número de cirurgias ginecológicas passará de 120 para 150, em média. Alguns procedimentos cirúrgicos programados são Histerectomia (cirurgias total ou parcial do útero), Histeroscopia (inspeção endoscópica do interior do útero; uteroscopia), Ooforectomia (remoção de ovário ou cisto) e Sling (técnica para incontinência urinária), entre outros.