Prefeitura entrega nova Sala de Apoio à Amamentação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Secretaria de Saúde

08 de março de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, entregaram a nova Sala de Apoio à Amamentação da Prefeitura de Mogi das Cruzes nesta tarde de quinta-feira (08/03), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A sala fica no primeiro andar do prédio sede e foi planejada para oferecer privacidade e conforto às mães que retornaram ao trabalho e precisam retirar o leite para alimentar seus bebês.

Na abertura, Karin Melo falou sobre as conquistas das mulheres. “Nossa maior conquista foi quando aprendemos a dizer ‘não’: não ao preconceito, não à desigualdade. E esse novo espaço oferece mais um benefício às mães que conquistaram seu espaço no mercado de trabalho”, ressaltou.

A secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha, fez uma apresentação sobre a funcionalidade da nova sala e ressaltou a importância da amamentação para os bebês. “A criança se desenvolve mais saudável, com menos doenças, e a mãe fica mais feliz e tranquila para exercer sua função. Consequentemente, a empresa ganha com menor absenteísmo entre suas colaboradoras”, explicou. A Sala de Apoio à Amamentação é uma extensão do trabalho realizado pelo Banco de Leite Humano, inaugurado em 2013 no Pró-Mulher.

A Sala de Apoio à Amamentação é um local específico para a retirada e estocagem do leite materno durante a jornada de trabalho, destinada às mães que, mesmo após a licença maternidade, continuam em aleitamento materno. “Mogi das Cruzes foi uma das primeiras Prefeituras a aderir à licença maternidade de seis meses. Agora, estamos dando mais um passo importante na oferta de um espaço humanizado e adequado para a retirada do leite ou até mesmo para amamentação, caso seja necessário”, explicou o prefeito Marcus Melo. A primeira licença-maternidade de seis meses na Administração Municipal ocorreu em 2009.

CONSULTAS E EXAMES

Para comemorar o Mês da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde está ampliando a oferta de consultas, exames e cirurgias ginecológicas. No total, serão disponibilizados 1.133 procedimentos a mais durante o mês de março, reduzindo o tempo de espera e facilitando o acesso das pacientes aos serviços.

Deste total, serão 800 consultas de ginecologia (500 no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes e 300 na Rede Básica de Saúde), 300 exames de mamografias e 33 cirurgias ginecológicas. “Estamos promovendo uma série de eventos educativos, como palestras e rodas de conversa sobre temas importantes para a saúde da mulher, mas ampliar a oferta de consultas, exames e cirurgias ginecológicas atende efetivamente quem está esperando por um diagnóstico ou tratamento”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Mensalmente, são realizadas uma média de 900 mamografias, número que subirá para 12,2 mil procedimentos somente no mês de março. Já o número de cirurgias ginecológicas passará de 120 para 150, em média. Alguns procedimentos cirúrgicos programados são Histerectomia (cirurgias total ou parcial do útero), Histeroscopia (inspeção endoscópica do interior do útero; uteroscopia), Ooforectomia (remoção de ovário ou cisto) e Sling (técnica para incontinência urinária), entre outros.