Prefeito entrega Caps AD "Dr. Aurelino Fernandes Schmidt", na Vila São Francisco

Secretaria de Saúde

27 de setembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo entregou, nesta tarde de quinta-feira (27/09), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) “Dr. Aurelino Fernandes Schmidt”, na Vila São Francisco. A nova unidade prestará atendimento integral às pessoas com necessidades específicas decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, complementando a Rede de Atenção Psicossocial e atendendo a uma importante demanda do município. 

O Caps AD atenderá adultos, crianças e adolescentes com transtorno decorrente da dependência química. “Hoje é um dia muito importante, uma conquista para a nossa cidade. A dependência de álcool e drogas é um problema que não escolhe idade, sexo, nem classe social. O novo equipamento prestará todo o acompanhamento necessário e multiprofissional para que essas pessoas possam superar o problema e serem reintegrados à família e à sociedade”, afirmou o prefeito. O atendimento começará no final de outubro. A fase atual é de finalização do processso de chamamento público para escolha da organização de saúde que gerenciará a unidade. 

Em Mogi das Cruzes, a Rede de Atenção Psicossocial é composta pelo Ambulatório de Saúde Mental, Caps II – Centro de Atenção Psicossocial e Cecco – Centro de Convivência e Cooperativa, além do atendimento psicológico ofertado em sete unidades de saúde: Jardim Camila, Jardim Ivete, Jundiapeba, Ponte Grande, Santa Tereza, Jardim Universo e Vila Suíssa. “Além do importante avanço que teremos com um atendimento especializado e multiprofissional voltado para a superação da dependência química, o novo Caps AD contribuirá também para aliviar o atendimento prestado nessas unidades, liberando vagas para outras demandas de Saúde Mental”, explicou o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

O novo Caps AD ocupa um terreno de 3,8 mil m2 com 1 mil m2 de construção e ambientes diversos como: recepção, banheiros, almoxarifado, espaço de convivência, salas de atendimento, terapias e convivência, cozinha, refeitório, posto de enfermagem, acolhimento e aplicação de medicamentos, além de uma Unidade de Acolhimento Adulto. O investimento total foi de R$ 2.052.461,18, incluindo obra, equipamentos e reforma.

Inicialmente, o Caps AD funcionará de segunda a sexta-feira, oferecendo atendimento individual e em grupo, desintoxicação, dispensa e aplicação de medicamentos, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, atendimento às famílias, atividades comunitárias e outras ações voltadas à reabilitação psicossocial. A capacidade total será para 1.760 atendimentos por mês e o trabalho será executado por 14 profissionais (1 médico psiquiatra, 1 enfermeiro, 2 psicólogos, 1 assistente social, 1 farmacêutico, 1 gerente, 2 auxiliares administrativos, 3 técnicos de enfermagem e 2 oficineiros). “São raras as cidades do Brasil que contarão com um equipamento desse porte. Hoje é dia de agradecer”, afirmou o vereador Mauro Araújo, que falou em nome da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.

Homenagem

O novo Caps AD tem como patrono o médico Aurelino Fernandes Schmidt, que nasceu em Petrópolis (RJ), em 20 de agosto de 1930, e formou-se na primeira turma da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, em 1957. Veio para Mogi em 1959, onde atuou na Santa Casa, Maternidade Mãe Pobre, Hospitais Ipiranga, Luzia de Pinho Melo e Dr. Arnaldo Pezzuti.

Dr. Schmidt foi casado com Silvia Menezes Schmidt por 47 anos, e pai de Marco Aurélio, Paulo César, Silvio Ricardo, Aurelino Júnior. Durante a cerimônia, a família agradeceu pela homenagem. “Estamos muito felizes agradecidos por esse reconhecimento ao meu pai, pelo seu esforço e trabalho, Aproveito para destacar a importância desse equipamento, que deverá contribuir para o tratamento e a recuperação de tantas pessoas”, comentou Marco Aurélio Schmidt, filho do patrono da unidade.