Núcleo de Prevenção e Controle das Arboviroses promove capacitação para agentes

Secretaria de Saúde

13 de novembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses da Prefeitura de Mogi das Cruzes promoveu, nesta segunda-feira (12/11), uma importante capacitação para agentes de controle de vetores sobre Doença de Chagas, transmitida pelo barbeiro, e Achatina Fulica, popularmente conhecida como caramujo africano. O encontro foi realizado no auditório da Escola de Governo no período da manhã. À tarde, o grupo recebeu orientações técnicas e atualizações sobre as ações de rotina.

A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, uma espécie de parasita que pode ser encontrado nas fezes de alguns insetos, principalmente o barbeiro. A contaminação acontece a partir da ingestão de alimentos crus e contaminados com fezes do parasita, transfusão de sangue ou transplantes de órgãos contaminados com a doença, além do contato direto com o parasita e com outros animais que estejam infectados.

A capacitação dos agentes, realizada pela veterinária Débora Murakami, orientou os profissionais sobre a identificação da espécie, como proceder caso encontre o inseto, cuidados e controle do mesmo. As mesmas orientações nortearam a aula sobre os caramujos africanos.

O caramujo-africano-gigante, Achatina fulica, é um molusco nativo do leste e do nordeste da África que foi introduzido ilegalmente em nosso país na década de 80, trazido com o intuito de substituir o escargot verdadeiro. Como não tiveram a aceitação esperada, muitos criadouros acabaram liberando-os no ambiente.

Os caramujos africanos podem transmitir várias doenças, como a estrongiloidíase e a meningite eosinofílica. A contaminação podem acontecer ao ingerir sua carne mal cozida, entrar em contato direto com suas secreções ou consumir alimentos contaminados com estas secreções.

Para evitar as doenças causadas pelo caramujo é recomendado não consumir sua carne, não tocar nele e lavar muito bem todos os alimentos que possam ter entrado em contato com estes animais. Se tocar num caramujo ou em suas secreções deve-se lavar a região com água e sabão. Além disso, deve-se lavar muito bem as frutas e verduras.

Caso encontro esses animais, o munícipe deve acionar atendimento pela Ouvidoria da Saúde no telefone 162.