Novos membros do Conselho Municipal de Saúde são empossados

Secretaria de Saúde

24 de abril de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito em exercício Juliano Abe deu posse aos novos membros do Conselho Municipal de Saúde, eleitos para o biênio 2019/2021, nesta quarta-feira (24/04), no salão nobre do Gabinete. O órgão é composto por 24 membros titulares e seus respectivos suplentes que serão responsáveis por importantes decisões e propostas para a área da Saúde nos próximos dois anos na cidade.

Na abertura da solenidade, o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, agradeceu o empenho de todos que se dedicaram ao Conselho Municipal de Saúde nos últimos anos e saudou os novos conselheiros. “O Conselho Municipal de Saúde é de extrema importância porque faz parte da gestão da Saúde no município e discute todos os temas e ações”, explicou.

O prefeito em exercício destacou a importância do trabalho do Conselho Municipal para as melhorias na área da saúde. "Por mais que a gente faça, e são inúmeros os investimentos, como a implantação da Maternidade Municipal, um novo Complexo de Saúde e uma UPA 24 horas no Distrito de Jundiapeba, a Saúde sempre irá figurar entre as principais demandas da população”, pontuou.

Juliano Abe citou, ainda, o movimento acima do esperado registrado na última segunda-feira no Pronto Atendimento Infantil 24 horas do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. Foram atendidas 390 crianças, praticamente o dobro da média registrada nos meses anteriores, das quais quase 30% declararam residir em outros municípios.

“Talvez vocês conselheiros possam pensar alternativas para situações como essas. Talvez seja o momento de discutirmos esse aumento de forma mais aprofundada, com apoio da Câmara Técnica do Condemat, buscando alternativas para um problema que é regional”, sugeriu.

Entre as atribuições do Conselho Municipal de Saúde estão fortalecer a participação e o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS), mobilizar e articular a sociedade de forma permanente na defesa dos princípios constitucionais que fundamentam o SUS; elaborar o Regimento Interno do Conselho e outras normas de funcionamento; discutir, elaborar e aprovar propostas de operacionalização das diretrizes aprovadas pelas Conferências de Saúde; atuar na formulação e no controle da execução da política de saúde, incluindo os seus aspectos econômicos e financeiros, e propor estratégias para a sua aplicação aos setores público e privado.

Confira os novos membros do Conselho Municipal de Saúde para a Gestão: 2019/2021

I. Segmento Gestor

Representantes do Poder Público

Secretaria Municipal de Saúde

Titular: Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho

Suplente: Rosangela Débora Cunha

Secretaria de Governo

Titular: Gustavo Navarro Marafon

Suplente: Ricardo Ferrari

Representantes dos Prestadores de Serviços de Saúde Filantrópicos ou Privados

Titular: Mário José Calderaro

Suplente: Moacir Teixeira da Silva

II. Segmento Trabalhador: Trabalhadores dos Serviços de Saúde Pública Municipal Filantrópicos e Privados sob Gestão Municipal e/ou Sindicatos ou Associações de Classe

Titular: Leanderson Pires Ribeiro

Suplente: Elen Luise da Paixão Santos

Titular: Hellen Alves Vidal

Suplente: Lívia Fernanda Martinez Nascimento

Titular: Cristiane da Silva Martins Rodrigues de Lima

Suplente: Fátima Regina da Silva Carlos

III. Segmento Usuário: Representantes das Associações dos Aposentados ou Terceira Idade, Associação de Portadores de Necessidades Especiais ou outras Patologias, Associações e/ou Sindicatos não vinculados à Saúde, Associações de Bairro e/ou ONGs e Organizações Religiosas:

OAB – 17ª Subseção / Mogi das Cruzes

Titular: José Moreira de Assis

Suplente: Luiz Antônio Dentini

Associação Fórum Mogiano LGBT

Titular: Fernando Silva Santos

Suplente: Luciano de Souza Antoniasse

Unegro - União dos Negros pela Igualdade

Titular: Alisandra Rosa de Andrade Lemes da Silva Gonçalves

Suplente: Giulia Rebecca Amaral Ursino

Associação dos Moradores do Conjunto Residencial Álvaro Bovolenta e Adjacências

Titular: Maria de Lourdes Corrêa

Suplente: Donila de Oliveira Soares

Apeoesp – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo 

Titular: Raquel Moraes de Carvalho

Suplente: Deodato Luiz Gonçalves

Lions Clube de Mogi das Cruzes

Titular: Ricardo de Oliveira Pedroso

Suplente: Ana Paula Affonso Lopes