Mogi libera vacina contra a gripe para público em geral

Secretaria de Saúde

06 de agosto de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A partir desta segunda-feira (06/08), a Prefeitura de Mogi das Cruzes está disponibilizando cerca de 10 mil doses de vacinas contra a gripe para a população em geral. A vacina poderá ser encontrada em todas as unidades básicas de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSFs).

As pessoas que estavam fora dos grupos prioritários e desejam se vacinar gratuitamente contra a gripe devem procurar a unidade mais próxima. As doses ficarão disponíveis enquanto houver estoques.

Do início da vacinação até o momento, Mogi das Cruzes imunizou 87.958 pessoas. Neste total, estão 5.098 crianças de 6 meses a menores de dois anos (54,45%); 8.846 crianças de 2 anos a menores de cinco anos (53,10%); 3.011 gestantes (64,31%), 589 puérperas (76,49%), 8.806 trabalhadores da saúde (81,22%), 38.989 idosos (95,78%) e 17.532 doentes crônicos (69,68%). Foram vacinados, ainda, 75 indígenas e 4.019 professores, além da população carcerária e funcionários do sistema prisional.

“Infelizmente, os índices de cobertura continuam abaixo do esperado e a procura continua muito baixa. Decidimos liberar as doses para o público em geral para que não haja perda”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Quem faz parte dos grupos contemplados e ainda não foi imunizado deve procurar uma unidade de saúde de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30.  A dose disponibilizada neste ano garante proteção para os tipos mais graves da Influenza, que são os tipos H1N1, H3N2 e B.

Neste ano, até o momento, foram registrados 23 casos, dos quais quatro pacientes foram a óbito.

A gripe é uma doença infecciosa, viral, contagiosa, e muitas vezes epidêmica, caracterizada por estado de abatimento geral e a presença de sintomas variados como febre, congestionamento nasal, dores de cabeça e de garganta. É transmitida principalmente por gotículas de saliva expelidas quando a pessoa contaminada tosse, espirra ou assoa o nariz.

Além da vacina, outras orientações para prevenir a gripe são: lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool; jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar; evitar aglomerações e contato com pessoas doentes; não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo; não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal. Ficando doente, é importante procurar assistência médica e evitar a automedicação.

.