Mogi das Cruzes recebe Prêmio de Qualidade de Informações sobre Mortalidade

Secretaria de Saúde

31 de julho de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes foi um dos 84 municípios paulistas contemplados, em diversas categorias, com o Prêmio SIM e Sinasc de Qualidade de Informações sobre Mortalidade no Estado de São Paulo, realizado nesta terça-feira (31/07), no auditório da Faculdade de Medicina da USP, na Capital. Mogi faz parte dos municípios que apresentam mais de 500 declarações de óbitos por ano e foi premiado pelo Sistema de Informação de Mortalidade ao lado de outras 13 cidades.

O prefeito Marcus Melo fez questão de prestigiar o evento e ressaltou a importância da qualidade das informações para o planejamento de novas ações. “O registro correto dos nascimentos e óbitos contribui para definir as políticas públicas no setor de Saúde, como a necessidade de uma nova maternidade ou maior investimento em alguma área específica de assistência”, comentou.

Entre os critérios para concessão da Premiação Estadual SIM e Sinasc estão: oportunidade de notificação no sistema, pontualidade, completude de campos de dados estratégicos e campos de informações, dados qualificados dos óbitos, óbitos infantis, dados da mãe, gestação e parto.

“Essa premiação é resultado de um trabalho de excelência realizado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, que mantém o monitoramento constante dos dados solicitados, sempre atualizados em conformidade com os prazos e critérios solicitados pelo Estado. Sabemos que não é uma tarefa fácil, afinal, nossa equipe depende de informações repassadas por outros órgãos e serviços, mas os esforços conjuntos foram reconhecidos”, explicou o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, que recebeu o prêmio ao lado do enfermeiro Hector Trevor e da técnica de enfermagem Márcia Mieko Nomura.

Esta é a segunda edição do prêmio estadual e, pela primeira vez, Mogi das Cruzes foi contemplado. O município integra os 14 premiados entre os que têm mais de 500 declarações de nascimentos/ano e os 18 com registro de 500 óbitos ou mais por ano. Os bancos SIM/SINASC são sistemas informatizados do Ministério da Saúde que descentralizam aos municípios o processo de coleta, processamento e consolidação de dados quantitativos e qualitativos dos óbitos e nascimentos em todo território nacional. Os documentos básicos que alimentam o SIM e o SINASC são, respectivamente, as declarações de óbito e de nascido vivo.