Marcus Melo solicita apoio do Estado para construção da Maternidade Municipal

Secretaria de Saúde

20 de fevereiro de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo solicitou nesta terça-feira (20/02) o apoio do secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, para a construção da Maternidade Municipal e também para equipar a unidade, cuja licitação para as obras de construção será aberta nesta sexta-feira (22/02). A reunião de trabalho entre Melo e Germann ocorreu em São Paulo, como parte de uma ação conjunta do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) que levou demandas de toda a região ao Governo do Estado.

“Como prefeito de Mogi das Cruzes reforço os pedidos da região, que são de extrema importância para a saúde de todo o Alto Tieté. E deixo registrado o pedido de apoio do Governo do Estado para a construção da Maternidade Municipal, para a qual já temos projeto. Nosso objetivo é solucionar um problema recorrente da falta de leitos de UTI neonatal na Santa Casa de Mogi, que é a única maternidade pública hoje em nossa cidade e atende a região”, disse Melo.

O prefeito lembrou que Mogi das Cruzes construiu o Hospital Municipal em parceria com o Governo do Estado e o equipamento hoje garante importante atendimento à população. Melo também entregou o projeto da Maternidade Municipal a Germann Ferreira durante a reunião. O secretário agradeceu e disse que as reivindicações orientam as ações nessa fase inicial do governo, quando vários setores e serviços passam por um processo de reformulação.

No ano passado, a Prefeitura conseguiu a doação de uma área de 3 mil metros quadrados localizada na rua Francisco Afonso de Melo, 550, onde funcionou o antigo Fórum Distrital de Braz Cubas, ao lado do Hospital Municipal, para a construção da futura maternidade.

O objetivo da Administração Municipal é suprir as necessidades de assistência às gestantes e bebês, com todos os recursos e equipamentos necessários para oferecer atendimento qualificado, seguro e humanizado. Atualmente, Mogi das Cruzes conta apenas com a Maternidade da Santa Casa de Misericórdia, que presta atendimento regional e há muito tempo está operando acima da capacidade.

“O projeto para construção da Maternidade Municipal foi feito com a participação dos profissionais da saúde, num diálogo muito aberto com toda a equipe que atua na área, inclusive com ajuda da Santa Casa. Será mais um importante avanço na área da Saúde, que vem ampliando e qualificando cada vez mais sua estrutura nos últimos anos”, explicou o prefeito mogiano.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, também participou da reunião e detalhou o projeto da futura maternidade: “Ele prevê a construção de um prédio com aproximadamente 7 mil metros quadrados, distribuídos em sete pavimentos (do subsolo ao quinto andar), e contará com 51 leitos, mais 10 leitos de UTI Neonatal e de 10 leitos de cuidados intermediários, além da UTI Adulto, Centro Obstétrico e demais espaços especializados. Terá capacidade para realizar entre 400 e 500 partos por mês”, explicou.

Condemat

A reunião desta terça-feira com o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, foi agendada pelo Condemat para encaminhar solicitações das cidades do Alto Tietê. Além deste encontro de trabalho, os administradores municipais também se reuniram com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e igualmente levaram demandas locais. O prefeito Marcus Melo defendeu os projetos apresentados pelos colegas da região, com ênfase ao que prevê a construção de uma alça de acesso à rodovia Ayrton Senna, na região do Taboão.

Além do prefeito Marcus Melo, estiveram em São Paulo o presidente do Condemat, Rodrigo Ashiuchi (prefeito de Suzano), além os prefeitos Flávia Porto (Santa Isabel), Gian Lopes (Poá), José Carlos Fernandes Chacon (Ferraz da Vasconcelos) e Vanderlon Gomes (Salesópolis) e dos deputados estaduais André do Prado, Gondim Teixeira e Rodrigo Gambale. (Ana Paula Frias e Marco Aurélio Sobreiro)