Hospital Dia da Unica inicia cirurgias de pequeno porte no dia 15 de outubro

Secretaria de Saúde

21 de setembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo entregou nesta sexta-feira (21/09), o Hospital Dia da Unica – Unidade Clínica Ambulatorial e também assinou a abertura do processo de licitação para construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Jundiapeba. Os eventos fazem parte da programação do 458º Aniversário de Mogi das Cruzes e representam importantes avanços para o desenvolvimento do Distrito.

“São conquistas importantes que qualificam ainda mais os serviços de saúde ofertados à população, além de valorizarem essa região da cidade. Os avanços não param por aí. Vamos canalizar a rua Alício de Carvalho, implantar um Pólo de Segurança, novas escolas, a avenida das Orquídeas e também vamos realizar o esgotamento sanitário da Vila Nova Jundiapeba”, pontou o prefeito, destacando os principais investimentos previstos para o Distrito de Jundiapeba.

O Hospital Dia deverá passar por limpeza e higienização terminal nas próximas semanas e inicia os procedimentos cirúrgicos a partir do dia 15 de outubro. A nova unidade realizará cirurgias de pequeno porte, sem necessidade de internação dos pacientes, inicialmente nas áreas de Cirurgia Geral e Dermatologia, tais como extração de lipoma, lesão ou mancha de pele, cistos dermóides, entre outros procedimentos.

O equipamento conta com 300 metros quadrados de área construída, distribuídos em estruturas diversas como sala de cirurgia, leitos pós-anestésicos, posto de enfermagem, sala de antissepsia e demais espaços necessários para realização dos procedimentos e recuperação dos pacientes. “Uma das principais vantagens será a liberação de vagas do Hospital Municipal para a realização de cirurgias mais complexas, como vesícula, por exemplo”, observou o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, que já solicitou aos hospitais públicos da cidade um levantamento atual da demanda de pequenas cirurgias.

O projeto de implantação da UPA de Jundiapeba foi apresentado pelo secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Cláudio Rodrigues, e exposto à comunidade presente. O estudo prevê a construção de um prédio de aproximadamente 1,5 mil metros quadrados na rua Dr. Francisco Soares Marialva, esquina com a avenida José de Souza, organizado por setores: Pronto Atendimento; Apoio Diagnóstico e Terapia; Urgência; Observação; Apoio Administrativo; e Apoio Técnico e Logístico.

A nova unidade será uma UPA porte II e terá cuma média de 8 mil pessoas por mês.

Principais investimentos – Distrito de Jundiapeba

  • Canalização na rua Alício de Carvalho (divisa com o município de Suzano)
  •  Polo Municipal de Segurança na avenida Lourenço de Souza Franco
  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na avenida Presidente Altino Arantes
  • Avenida das Orquídeas
  • Esgotamento sanitário da Vila Nova Jundiapeba
  • Pavimentação em várias ruas
  • 2 novas creches na rua Augusto Regueiro, esquina com as ruas José Rodrigues Pires e Laurindo Pereira – capacidade total: 390 crianças
  • 1 Cempre na rua José Pereira, esquina com a Laurindo Pereira e José Rodrigues Pires – capacidade: 840 crianças