Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe tem movimento intenso

Secretaria de Saúde

04 de maio de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O vice-prefeito Juliano Abe e o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, estiveram no Largo do Rosário, nesta manhã de sábado (04/05), para prestigiar o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe. No mesmo local, a Secretaria Municipal de Saúde também promove a Campanha para Detecção Precoce do Câncer Bucal. Entre 9 e 13 horas, foram realizados 122 exames de boca e 27 encaminhamentos.

“Estamos muito satisfeitos com a adesão do público que, neste ano, está garantindo a proteção no período mais indicado, que é antes da chegada do inverno”, afirmou o secretário. A campanha começou no dia 10 de abril e, até o momento, mais de 36 mil pessoas já foram imunizadas, o que corresponde a 30% do público-alvo.

O público-alvo é composto por crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses, gestantes, puérperas, idosos (mais de 60 anos), profissionais da saúde, população indígena, professores das redes pública e privada, pacientes com doenças crônicas elencadas pelo Ministério da Saúde, policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. Dona Maria Helena Amorim, de 74 anos, fez questão de tomar a vacina neste sábado. “Desde que comecei a participar das campanhas, nunca mais tive gripe. É uma proteção muito importante”, afirmou.

O objetivo da imunização é reduzir a ocorrência da doença, as internações e mortes provocadas pela Influenza nos grupos mais vulneráveis, que têm maior risco de evolução da doença e suas complicações. A vacina previne a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar.

Neste Dia D, que prossegue até 17 horas, a população conta com todas as unidades de saúde abertas e seis pontos volantes instalados em pontos estratégicos, como Largo do Rosário, Extra Mogilar, Shibata Centro, Mercado Municipal e D’Avó. Neste local, o movimento foi intenso pela manhã, quando cerca de 500 pessoas foram vacinadas em apenas quatro horas.