Cure 192 comemora sete anos com lançamento de aplicativo

Secretaria de Saúde

01 de outubro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A partir do dia 10 de outubro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Mogi das Cruzes poderá ser acionado pelos munícipes por um aplicativo de celular nas plataformas Android e IOS. Além de fazer um cadastro prévio da ficha médica do paciente, a tecnologia permite que o usuário seja “monitorado” pela central de regulação durante viagens na estrada, por exemplo. Em caso de forte impacto, o aplicativo aciona o Samu automaticamente.

A novidade foi apresentada no evento de aniversário de 7 anos da Central de Urgências, Remoções e Emergências da cidade – a Cure 192, nesta segunda-feira (01/10). "Trata-se de mais um importante avanço na qualidade e na facilidade de acesso. Sou testemunha da eficiência do Samu. No ano passado presenciei um atendimento que salvou a vida de um paciente. Há duas semanas, novamente precisamos acionar o serviço e mais uma vez presenciei um serviço de qualidade", declarou o prefeito.   

O aplicativo também atenderá os municípios que fazem parte do Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Cresamu): Salesópolis, Biritiba Mirim, Guararema, Arujá e Santa Isabel. A nova ferramenta é gratuita e não substituirá o atendimento pelo telefone 192.

A tecnologia foi desenvolvida a custo zero para o município pela empresa Sys4web. O app permite que o usuário faça seu cadastro e inclua informações de mais 10 pessoas. Além dos dados pessoais, como endereço da residência, por exemplo, é possível incluir a ficha médica de cada paciente. Com isso, o médico da central de regulação, tem acesso mais rápido a informações no caso de ocorrências que envolvam pessoas com deficiência, diabéticos, hipertensos, entre outras condições.

Se houver necessidade, o munícipe pode acionar o Samu por meio do aplicativo e escolher o nome da vítima cadastrada. Feito isso, a informação e a localização no GPS do usuário chega ao médico da central de regulação em até 30 segundos.

Outra novidade é a possibilidade do munícipe pedir para ser “monitorado” pela central de regulação, quando for pegar a estrada, por exemplo. “O perfil passa a ser monitorado via GPS. Se houver um impacto leve no celular, o aplicativo abre sozinho e pergunta pro usuário se aquilo é uma emergência ou não. Se o impacto for muito forte, o sistema entende que houve uma colisão e o usuário está desacordado, então ele aciona a Central de Regulação sozinho”, explicou a coordenadora do Cresamu, Marly Inês dos Reis.

Também é possível cancelar o acionamento, em caso de engano. “Com o aplicativo, as informações pulam uma etapa do atendimento convencional, via 192. Ao invés do atendende pegar as informações básicas, tudo isso já vai estar cadastrado, então o acionamento chega direto para o médico”, explicou Marly.

O Samu é gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes. Em 2012,  O Samu de Mogi foi o primeiro entre os 157 existentes no Brasil a ser qualificado pelo Ministério da Saúde com Selo de Serviço de Excelência, o que aumenta o valor do repasse do governo federal por viatura de R$ 13.125,00 para R$ 21.919,00.

Aniversário da CURE

De 2011 até agosto de 2018, a CURE 192 realizou mais de meio milhão de atendimentos (553.482), sendo 237.367 ocorrências de urgência e emergência; 88.695 eletivos (consultas e retornos médicos), 94.955 pacientes para consultas intermunicipais; 84.420 pacientes de hemodiálise, 41.071 remoções de Ubs, 2.336 eventos, 1.123 transportes de pacientes em tratamento de fissuras lábio-palatais (em Bauru).

A Cure conta atualmente com frota de 30 ambulâncias, sendo 14 do município (eletivas), nove de suporte básico, duas ambulâncias equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cinco de reserva técnica do Samu. Ela concentra todas as chamadas emergenciais dos municípios do Cresamu e as solicitações de ambulâncias para ações eletivas, num sistema que engloba também o Corpo de Bombeiros.

Instalada junto ao Corpo de Bombeiros, no bairro do Shangai, a Cure tem ainda duas bases descentralizadas, situadas em Braz Cubas e na UPA 24 horas do Oropó. A equipe é composta por 256 funcionários da Cure e 188 do Samu.

Serviço

App 192 Online

Disponível para IOS e Android

Previsão:a partir de 10 de outubro