Comitê de Segurança Viária tem primeira reunião do ano nesta quinta-feira

Secretaria de Mobilidade Urbana

22 de abril de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Comitê Municipal de Segurança Viária realiza a sua primeira reunião do ano nesta quinta-feira (25/04), às 9 horas. Entre os assuntos que serão discutidos neste primeiro encontro está os dados de mortes no trânsito catalogados pelo sistema Infosiga, do Governo do Estado. De acordo com os números divulgados nesta segunda-feira (22/04), Mogi das Cruzes registrou no mês de março duas mortes, um número quase quatro vezes menor que no mesmo mês do ano passado.

Criado no dia 21 de agosto, o comitê tem a missão de discutir ações e propor ideias para a melhoria da segurança viária, além de analisar o número de ocorrências registradas no território do município, principalmente com vítimas fatais, apontadas pelo sistema Infosiga. Quatorze membros compõem o órgão. Fazem parte as Secretarias Municipais de Transportes, Segurança, Saúde, Educação, Planejamento e Urbanismo, Cure 192, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, DER e Diretoria Regional de Ensino.

“O Comitê é formado por um grupo de pessoas que atuam no dia a dia. Nosso objetivo é diminuir o número de acidentes e óbitos que acontecem em Mogi das Cruzes, abrangendo as vias municipais e estaduais. Temos um compromisso de reduzir estes índices”, afirma o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, que coordena o grupo.

O secretário lembrou que uma série de ações integradas estão sendo adotadas n cidade para buscar diminuir o número de mortes em acidentes de trânsito. Somando os três primeiros meses deste ano, 23 pessoas perderam a vida, somando-se as vias municipais e estradas que cortam o município.

Para mudar este quadro, a Prefeitura vem investindo em ações de educação para o trânsito, fiscalização, sinalização e engenharia de tráfego. Entre os destaques está um trabalho de sinalização que abrangerá 76 quilômetros de ruas e avenidas, dentro de um convênio com o Detran, por meio do Movimento Paulista de Segurança Viária. As vias que estão recebendo estes serviços foram definidas de acordo com estudos referentes a acidentes com vítimas. Entre as vias beneficiadas estão toda a extensão da Via Perimetral e as avenidas Francisco Rodrigues Filho, Francisco Ferreira Lopes e Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira. O convênio com o Detran, que já está em andamento, também prevê 58 rampas acessíveis, 3 cruzamentos semaforizados, 45 travessias iluminadas, lombofaixa e readequação geométrica em vias.

Para este ano, também está prevista a realização de novas ações de Educação para o Trânsito, como o Projeto Escola, que em 2019 atenderá a região de Jundiapeba. A Escola Mirim de Trânsito também terá sua ação ampliada.

Os membros do Comitê de Segurança Viária também vem realizando ações para ampliar a segurança viária. No início deste mês, por exemplo, foi realizada a Operação Direção Segura Integrada, com a participação do Detran, Polícia Militar e Polícia Civil.

Reunião

Além dos dados do Infosiga, na reunião desta quinta-feira também serão apresentadas as ações norteadoras de 2019 para o trânsito de Mogi das Cruzes e as ações educativas previstas para o ano. Além disso, será discutida a Programação para o Maio Amarelo, mês destinado a ações voltadas à conscientização sobre o trânsito seguro. (Luiz Maritan)