Campanha Novembro Azul realiza 1.906 exames de sangue em homens

Secretaria de Saúde

04 de dezembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Saúde realizou 1.906 exames de sangue para detecção precoce do câncer de próstata em homens de 45 a 70 anos durante a Campanha Novembro Azul 2018. O número supera em torno de 6% a quantidade de diagnósticos registrados na campanha do ano passado, quando 1.796 homens realizaram o exame de PSA – Antígeno Prostático Específico.

Do total de exames realizados neste ano, 278 apresentaram alterações nos resultados e já estão sendo encaminhados para consultas com médicos urologistas. A Campanha Novembro Azul é realizada desde 2013 em Mogi das Cruzes para divulgar, conscientizar e combater o câncer de próstata. Neste ano, vários eventos movimentaram a cidade.

Durante o mês de novembro, os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) foram decorados de azul para promover rodas de conversa em salas de espera e esclarecer o público masculino sobre câncer de próstata e outras doenças que mais acometem os homens, como diabetes, hipertensão e ansiedade.

Algumas unidades levaram a conscientização para a comunidade, como a equipe do Posto de Saúde do Botujuru, que promoveu uma palestra em empresa do bairro, focando no público masculino. Também foi realizada palestra no Batalhão da Polícia Militar, pelo médico urologista Carlos Eduardo Marins, e na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, focando sempre a conscientização entre os homens.

O primeiro exame ofertado durante a campanha é o PSA – Antígeno Prostático Específico, que verifica uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrado principalmente no sêmen, mas também no sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.

Os pacientes que tiverem resultados alterados serão encaminhados para consultas com o médico urologista, que avalia a necessidade de exame clínico e outros meios diagnósticos.