Prefeitura inicia implantação de novas luminárias em estradas vicinais de Mogi das Cruzes

Secretaria de Obras

21 de junho de 2016
facebook whatsapp
Acessibilidade
Implantação de novas luminárias irá atender 38 vicinais da cidade, com a implantação de 142 novos pontos. Destes, 40 equipamentos já foram instalados pela Prefeitura

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou a ampliação de novos pontos de iluminação pública nas estradas rurais do município. O trabalho faz parte do programa Ilumina Mogi e irá atender 38 vicinais da cidade, com a implantação de 142 novos pontos. Nestes primeiros dias de ação, 40 luminárias já foram instaladas.

A ação nas estradas vicinais é um complemento da ação realizada na avenida Francisco Rodrigues Filho, que, após os trabalhos de duplicação, recebeu uma nova iluminação no trecho de 5 quilômetros entre o distrito de Cezar de Souza e o Botujuru. Com isso, as luminárias existentes anteriormente na avenida estão sendo transferidas para as vias rurais.

"Este é um trabalho de otimização na utilização de recursos, beneficiando a população. Com a nova iluminação da avenida Francisco Rodrigues Filho, foi possível atender estas vias vicinais município, que não contavam com o serviço. Os pontos atendidos foram definidos após estudos, que contaram com a participação de diversos setores da Administração Municipal", explicou o prefeito Marco Bertaiolli.

Os primeiros locais a receberem o benefício foram as estradas Aparecidinha e Cimento Tupi, no Taboão; Quaresmeira e Jasmin, na Chácara Guanabara; Ishiro Kono e do Chá, no Cocuera; e Santo Alberto, no Beija Flor. Outras vias destas regiões deverão receber pontos de iluminação. Também estão previstas instalações em estradas Biritiba Ussú, Estiva, Capixinga, Porteira Preta, Vila Moraes, Pindorama, Quatinga, Taiaçupeba e Rio Acima.

"A iluminação pública é um investimento importante porque traz segurança para os moradores, colaborando para a qualidade de vida da população. As estradas rurais possuem esta demanda e, com esta opção será possível atender 38 vias, em diversas regiões de Mogi das Cruzes", completou Bertaiolli.

O programa Ilumina Mogi é desenvolvido pela Prefeitura para a manutenção e ampliação do parque de iluminação pública da cidade. Para o trabalho, foi contratada uma empresa especializada que atua com equipes nas vias. Para auxiliar este trabalho, os mogianos podem comunicar problemas de iluminação pública, como lâmpadas queimadas ou unidades que acendem e apagam, pelo telefone 156, da Ouvidoria Municipal, pelo site da Prefeitura de Mogi das Cruzes na página do programa (http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/obras/ilumina-mogi.php), ou no aplicativo Telegram, pelo contato Geolux.

Avenida Francisco Rodrigues Filho

A avenida Francisco Rodrigues Filho recebeu, no início deste ano, um investimento de R$ 1.448.198,42 na implantação de uma nova iluminação no trecho recentemente duplicado, entre o distrito de Cezar de Souza e o Botujuru, totalizando cinco quilômetros de extensão.

Ao todo, foram instalados 231 postes e 422 luminárias de LED, que são mais econômicas e possuem maior eficiência de iluminação. As novas luminárias foram implantadas no canteiro central da via e as rotatórias tiveram iluminação ainda mais reforçada, melhorando as condições de acesso ao bairro e aumentando a segurança dos motoristas e pedestres. (LM)