População pode solicitar serviços de iluminação pública pelo telefone e pela internet

Secretaria de Obras

03 de fevereiro de 2016
facebook whatsapp
Acessibilidade
Programa Ilumina Mogi realiza, em média, a manutenção 1.660 pontos de iluminação por mês. Solicitações podem ser feitas pelo telefone 156 ou por link no site da Prefeitura

A população de Mogi das Cruzes pode auxiliar a Prefeitura no trabalho de manutenção do sistema de iluminação pública da cidade, dentro do programa Ilumina Mogi. Para isso, a Administração Municipal mantém um atendimento específico para a solicitação de serviços de reparo em lâmpadas e em outras estruturas, pelo telefone 156, da Ouvidoria Geral, ou pela internet.

No caso eletrônico, o link do Ilumina Mogi para o registro de solicitações está disponível na página da Secretaria Municipal de Obras, dentro do site da Prefeitura. O endereço para o serviço é o http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/obras/ilumina-mogi.php e também possível fazer o acompanhamento do pedido.

Clique aqui e acesse a página do Ilumina Mogi

"É muito importante a participação da população no trabalho de manutenção do sistema de iluminação pública da cidade, auxiliando no sentido de informar os problemas de lâmpadas apagadas que possam ocorrer, independentemente se ser em frente a sua casa, no caminho para o trabalho ou para a escola. A Prefeitura tem toda a estrutura organizada para realizar a manutenção e normalizar o serviço, que é importante para a segurança da população", explicou o secretário municipal de Obras, Cláudio de Faria Rodrigues.

A Administração Municipal assumiu os serviços de manutenção da iluminação pública da cidade em agosto do ano passado, atendendo a uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para isso, a Administração Municipal criou uma estrutura dentro da Secretaria Municipal de Obras que gerencia o programa Ilumina Mogi. Além disso, foi contratada a empresa Trajeto Engenharia, que passou a realizar a manutenção dos 43 mil pontos de iluminação pública da cidade e também ficou responsável pelas melhorias e ampliação do sistema.

As equipes do programa Ilumina Mogi realizam, em média, a manutenção de 1.660 pontos de iluminação pública por mês. São quatro equipes que atuam diariamente na cidade, atendendo às demandas registradas pela população e os casos verificados pela Prefeitura ou pelas próprias equipes.

"Normalmente, o trabalho é realizado em 48 horas após o registro da reclamação. Por isso, é importante a participação da população informando os pontos em que existam problemas para que o sistema de iluminação pública da cidade tenha cada vez mais eficiência em atender aos mogianos", lembrou Rodrigues.

Ampliação

Além da manutenção dos pontos de iluminação pública, a Prefeitura de Mogi das Cruzes também está realizando a ampliação do serviço de iluminação pública na cidade, dentro do programa Ilumina Mogi. Um exemplo é o trecho recentemente duplicado da avenida Francisco Rodrigues Filho, entre o distrito de Cezar de Souza e o Botujuru, que está recebendo iluminação ornamental no canteiro central.

Ao todo, são 231 postes e 422 luminárias de LED (que iluminam melhor e são mais econômicas) que estão sendo implantadas, em uma extensão de quase 5 quilômetros, o que deixará a via mais bonita e mais segura. As rotatórias terão iluminação ainda mais reforçada, melhorando as condições de acesso aos bairros e aumentando a segurança dos motoristas e pedestres. (LM)