Obras de renovação urbana e paisagística na Flaviano de Melo são entregues

Secretaria de Obras

04 de setembro de 2015
facebook whatsapp
Acessibilidade
A nova rua Professor Flaviano de Melo prioriza a circulação de pedestres e terá, em caráter experimental, trânsito de veículos controlado, conforme horário e dias da semana

O prefeito Marco Bertaiolli fez, no início da noite desta sexta-feira (04/09), a entrega das obras de renovação urbana, paisagística e implantação de infraestrutura da rua Professor Flaviano de Melo, na área central. Acompanhado do vice-prefeito, José Antonio Cuco Pereira, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Bertaiolli e de diversos secretários municipais, ele oficializou o término dos trabalhos, que foram feitos ao longo de um trecho total de um quilômetro, incluindo os serviços feitos em vias paralelas e adjacências.

Neste primeiro momento a via terá, em caráter experimental, o trânsito de veículos controlado. De segunda a sexta-feira, os carros poderão passar somente das 18 às 9 horas, em uma só pista e em velocidade bastante reduzida. Aos sábados, o trânsito de veículos será proibido, e a via será utilizada pelos pedestres. Já aos domingos de manhã, a rua deve receber ciclistas, pelo projeto Pedala Mogi, que será lançado em breve.

"O que queremos e estamos buscando com essas obras é que as pessoas resgatem o prazer de caminhar pelo Centro da cidade. É um trabalho que está em sintonia com tudo que está sendo desenvolvido em cidades de toda parte do mundo. E o resultado que estamos tendo é ainda mais abrangente do que esperávamos. As pessoas já se apoderaram da Flaviano, o que era exatamente nossa intenção. Os pedestres já disseram que não querem os carros passando e até os comerciantes já aferiram que, com o aumento no número de pedestres, o número de clientes também já subiu", declarou o prefeito.

De acordo com levantamentos realizados pela Prefeitura, o número de pedestres utilizando a rua Professor Flaviano de Melo aumentou 5 vezes ao longo das últimas semanas. A região também recebeu mobiliário urbano, como bancos, lixeiras e floreiras. Para dividir os espaços destinados aos veículos e aos pedestres, foram instaladas balizas.

Com as obras, que tiveram investimento total de R$ 3 milhões, as calçadas passaram a ter 1,5 metro de largura e o espaço para a passagem dos carros ficou com 3 metros. Antes do início das obras, as calçadas da via na região próxima à rua Doutor Deodato Wertheimer chegavam a ter até 90 centímetros de largura. O trabalho incluiu também toda uma reforma estrutural no subsolo, com substituição de tubulações de água, esgoto e galerias pluviais. Antes, por exemplo, a rede de drenagem existente era de tijolos, construída no início do século passado. O sistema atendia apenas parte da via e tinha cerca de 40 centímetros de largura. A nova tubulação possui entre 80 centímetros e 1 metro de diâmetro, e é abastecida com bocas-de-lobo e grelhas, instaladas na parte central da via.

Já com relação às redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto, a capacidade foi duplicada. Antes das obras, havia uma rede de água, de ferro, e uma de esgoto. Com os trabalhos, foram instaladas duas tubulações para abastecimento de água - uma para cada lado da via - e duas para captação do esgoto. São 1.400 metros de redes de água e 1.400 metros de redes de esgoto.

A nova Flaviano de Melo se integra diretamente às praças Coronel Benedito de Almeida, onde também foram executadas melhorias e Monsenhor Roque Pinto de Barros, que foi restaurada e devolvida à população mogiana nesta sexta-feira. (LMS)