Obras de construção do Parque da Cidade começam neste sábado

Secretaria de Obras

30 de março de 2016
facebook whatsapp
Acessibilidade
Novo parque será construído em uma área de 85 mil metros quadrados e terá estrutura para atividades de lazer, culturais e de contemplação, em projeto assinado por Ruy Ohtake

O prefeito Marco Bertaiolli dá início neste sábado (02/04), às 10 horas, às obras de construção do Parque da Cidade. O evento acontecerá no local que receberá o empreendimento, entre a avenida Jardelina de Almeida Lopes e a rua Francisco Affonso de Mello e terá a participação e apresentação do arquiteto Ruy Ohtake, que assina o projeto do novo espaço de lazer de Mogi das Cruzes.

O novo parque será construído em uma área de 85 mil metros quadrados, no Parque Santana, formada pelos terrenos do antigo Clube Campestre e um imóvel que era de propriedade da União e que, no final do ano passado, teve a posse transferida para o município por meio de um termo de doação assinado por Bertaiolli com a Superintendência do Patrimônio da União - Ministério do Planejamento. O investimento na construção será de R$ 9.831.567,23, com prazo de oito meses para sua conclusão.

"O Parque da Cidade será construído na última grande área da região central de Mogi das Cruzes disponível para receber um empreendimento de lazer, cultura e contemplação. Será um espaço para proporcionar qualidade de vida a todos os mogianos, além de recuperar e dar uma utilização adequada a um imóvel que estava degradado e trazia problemas para a vizinhança", lembrou Bertaiolli.

Durante o evento, o arquiteto Ruy Ohtake fará uma apresentação sobre todos os pontos previstos para o local. Durante o evento deste sábado, a Prefeitura montará uma estrutura especial para que os participantes possam conhecer os detalhes do projeto. Além disso, também poderão apresentar sugestões para o novo parque.

De acordo com o projeto, o Parque da Cidade prevê um espelho de água cercado por palmeiras, praça de integração entre crianças e idosos, que contará com playground e Academia da Terceira Idade, locais para prática de atividades físicas, como campo de futebol, pista de caminhada, ciclovia, quadras poliesportivas e de areia, pavilhão esportivo, lanchonete, área administrativa com vestiários e instalações sanitárias, entre outras esportivas. Além disso, o projeto também conta com um teatro de arena para atividades culturais dos artistas da cidade, bosque com espécies nativas da região do Alto Tietê e jardim de flores, com variedades produzidas em Mogi das Cruzes.

A infraestrutura será completada por um estacionamento com capacidade para mais de 300 veículos e bicicletário. O novo Parque da Cidade terá entradas pela avenida Jardelina de Almeida Lopes e pela rua Francisco Affonso de Mello.

"A participação da população é importante para que todos conheçam o projeto, que foi desenvolvido por um dos mais conceituados arquitetos do país, com obras importantes tanto no Brasil, quanto no exterior. Este será um parque de toda a cidade de Mogi das Cruzes", lembrou o prefeito.

O Parque da Cidade será o quinto parque municipal de Mogi das Cruzes e o segundo entregue pela atual administração, ao lado do parque Botyra Camorim Gatti, que foi revitalizado e entregue à população em 2010. Além disso, em 2011, o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello foi reaberto ao público. O município também conta com os parques Centenário, no distrito de Cezar de Souza, e Leon Feffer, em Braz Cubas. (LM)