Bertaiolli apresenta a estrutura de atuação do programa Ilumina Mogi

Secretaria de Obras

22 de setembro de 2015
facebook whatsapp
Acessibilidade
Ilumina Mogi é responsável pela manutenção e modernização do sistema de iluminação pública na cidade. Mogianos ganharam novas formas de comunicação para solicitar serviços

O prefeito Marco Bertaiolli apresentou, na manhã desta terça-feira (22/09), a estrutura do programa Ilumina Mogi, responsável pela manutenção e modernização do sistema de iluminação pública de Mogi das Cruzes. Durante a reunião, que contou com a presença do vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira e de vereadores, foram detalhados os serviços que já estão sendo realizados, além dos canais que podem ser utilizados pela população para comunicar problemas e a realização do Plano Diretor de Iluminação Pública.

Clique aqui e veja a apresentação do programa Ilumina Mogi

Para cuidar do serviço de iluminação pública, a Prefeitura criou uma estrutura dentro da Secretaria Municipal de Obras que gerencia o programa Ilumina Mogi. Além disso, foi contratada a empresa Trajeto Engenharia, que passou a realizar os levantamentos dos 43 mil pontos de iluminação pública da cidade e a manutenção dos equipamentos com problemas.

"A Prefeitura está estruturada internamente e na rua para prestar o serviço e atender bem a população. Recebemos um parque deficitário, algo em torno de 4 mil luminárias não funcionando perfeitamente. Em 60 dias, teremos o parque de iluminação em ordem. Após esta regularização, nenhuma luminária poderá ficar mais que 48 horas sem seu funcionamento", explicou Bertaiolli, lembrando que a empresa terá de cumprir metas de eficiência no serviço de iluminação.

O prefeito lembrou que, no primeiro mês de atuação das equipes do programa Ilumina Mogi, mais de 1,4 mil luminárias já passaram por manutenção. Para agilizar o atendimento dos equipamentos que apresentam problemas, mais duas equipes estão sendo incorporadas às cinco que já estão atuando.

"Temos de fazer uma intervenção muito séria neste primeiro momento. Muitas vezes, os técnicos encontram problemas mais complexos, não é apenas a lâmpada queimada, mas sim uma questão que necessita da desmontagem da luminária, o que também demanda mais tempo de serviço", disse o secretário municipal de Obras, Cláudio de Faria Rodrigues.

Canais de comunicação

A Prefeitura também ampliou as formas para a população relatar problemas referentes à iluminação pública. A partir desta terça-feira (22/09), além do telefone 156 da Ouvidoria Geral, que possui um canal específico para questões envolvendo o tema, também foi disponibilizado um link no site da Administração Municipal para acesso dos mogianos. Por este canal, além de registrar a solicitação de serviço, o cidadão também poderá fazer o acompanhamento do seu pedido.

Clique aqui e veja a página do Ilumina Mogi

Outra novidade é que a empresa responsável pelos serviços começará, na próxima semana, a identificar todos os 43 mil pontos de iluminação pública de Mogi das Cruzes. Cada um deles receberá uma placa numérica e esta identificação deverá ser utilizada nas comunicações de defeito ou solicitação de serviços, facilitando e agilizando o atendimento.

Além disso, com o mapeamento e numeração dos pontos, a Prefeitura terá um acompanhamento do funcionamento dos equipamentos tanto individual de cada luminária, quanto da região, como em um bairro, por exemplo. Com estas informações, a Administração Municipal pode planejar ações para aumentar a eficiência da iluminação.

Plano Diretor

Terminado o trabalho de regularização do funcionamento do parque de Mogi das Cruzes, o programa Ilumina Mogi também prevê a elaboração do Plano Diretor de Iluminação Pública. A previsão é que este trabalho seja feito em 2016.

"Na sequência desta primeira etapa do trabalho, teremos o grande desafio, que será o Plano Diretor, que fará um levantamento rua por rua na cidade e mostrará qual o tipo de lâmpada que será usada em cada rua, a modernização que será necessária no parque da cidade", disse Bertaiolli.

Após a apresentação, o prefeito e os vereadores Mauro Araújo, Protássio Nogueira e Carlos Evaristo conheceram alguns dos veículos que já estão sendo utilizados pelo programa Ilumina Mogi na cidade. (LM)