Prefeitura lança Plano de Desburocratização que dará mais agilidade a processos

Secretaria de Governo

14 de fevereiro de 2017
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A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou nesta terça-feira (14/02), por meio da Secretaria Municipal de Governo, um Plano de Desburocratização que prevê a padronização interna dos processos administrativos, o que agilizará sua tramitação e resultará em melhores serviços aos cidadãos. Uma reunião de trabalho com os servidores, realizada no Auditório, apresentou os detalhes da nova medida – que já está valendo.

O chefe de gabinete, José Luiz Freire de Almeida, lembrou que a Carta de Serviços – lançada no dia 31 de janeiro – oferece 540 opções de serviços públicos, que possuem tramitações específicas pelas secretarias municipais. “O objetivo da Carta de Serviços é facilitar a vida do mogiano, que agora sabe antecipadamente o que precisa fazer antes de dar entrada no pedido ou de vir pessoalmente à Prefeitura”, comentou.

Com a Carta de Serviços em funcionamento, o volume de pedidos feitos pela internet naturalmente registra aumento, o que significa mais processos tramitando na Prefeitura. Entre os dias 31 de janeiro e 13 de fevereiro, foram registradas 544 mil visualizações na área de serviços.

O secretário municipal de Governo, Marco Soares, lembra que a padronização dos processos inclui itens como redação oficial (com apresentação, descrição e resposta), aplicação de símbolos e definição clara de destinatários, tudo de forma ordenada. “O padrão foi definido e todas as secretarias municipais foram informadas sobre ele, assim como os servidores, que serão os agentes multiplicadores da medida”, explica.

Com a padronização, continua Soares, será possível mapear todo o andamento dos processos, facilitando a compreensão e agilizando o tempo de resposta. O passo seguinte, segundo o secretário, será suprimir etapas, fazendo com que o processo seja concluído mais rapidamente.

Carta de Serviços

Na Carta de Serviços estão reunidas todos as opções de serviços oferecidos pela Prefeitura, como emissão de notas fiscais para microempreendedores individuais, emissão da segunda via de contas do Semae, informações sobre IPTU, guias para recolhimento de taxas e impostos, solicitação de cartões de estacionamento preferencial, serviços para escritórios, entre outros.

Na página de Transparência, estão reunidas e disponíveis para consulta todas as informações relativas a contratos, receitas e despesas municipais, relatórios da gestão fiscal, balanços, bem como informações sobre compras e convênios.

O cidadão tem à disposição ainda matérias com informações sobre serviços, acontecimentos e eventos culturais. O novo portal aposta em mais vídeos e tem um desenho que privilegia os ícones e a padronização de cores, para facilitar a identificação dos serviços. (Marco Aurélio Sobreiro)