Programação da Sipat 2018 segue até o dia 23, com ênfase na qualidade de vida

Secretaria de Gestão

19 de novembro de 2018
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou nesta segunda-feira (19/11) a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) 2018, com o tema "Bem-estar/ Estar bem". A programação segue até o dia 23, com uma série de palestras com ênfase na qualidade de vida e bem-estar dos servidores. A Sipat tem como objetivo debater os assuntos ligados à segurança e à qualidade de vida no trabalho, por meio de ações de conscientização.

A abertura e as duas primeiras palestras da semana foram realizadas no auditório da Prefeitura. O secretário municipal de Gabinete e de Gestão Pública, Marcos Regueiro, enfatizou o trabalho da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), organizadora da Sipat.

“A atuação do cipeiro é voluntária, pelo bem-estar e saúde do servidor. Desde quando começamos a Cipa, em 2009, avançamos e melhoramos muito em medicina e segurança do trabalho. Dentro do que a legislação nos permite, isso é levado em conta até em licitações para a compra de cadeiras, por exemplo, e em reformas e melhorias em ambientes de trabalho”, afirmou o secretário.

A vice-presidente da Cipa, Gisele Aparecida Rodrigues Coelho (Secretaria Municipal de Educação), falou da importância da conscientização dos funcionários para que estejam bem em sua vida como um todo e isso se reflita no ambiente de trabalho. “Que é onde passamos a maior parte do nosso tempo”, destacou Gisele.

Na sequência, foram realizadas as palestras “Dores musculares e articulares sob a ótica das 5 leis biológicas”, com a fisioterapeuta Roberta Fioravante, e “A base de tudo”, ministrada pela empresa Ergonomos. À tarde, as atividades foram na sede da Guarda Municipal, com as palestras “Bem-estar”, feita pelo psicólogo José Roberto Tadeu Maiolo, e novamente “A base de tudo”, com a Ergonomos (veja abaixo a programação).

Treinamentos de segurança são feitos periodicamente ao longo do ano. Durante a Sipat, especificamente, o foco será o bem-estar dos servidores, estimulando-os a participar mais ativamente do dia a dia da Prefeitura de uma forma positiva.

 

Cipa

A Cipa da Prefeitura é formada por 26 membros, sendo 13 eleitos e 13 indicados pela Administração Municipal. A comissão, instituída pela Lei Municipal nº 6.270, de 16 de junho de 2009, tem como atribuições identificar os riscos do processo de trabalho; elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho; participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho e realizar, periodicamente, verificações no ambiente e condições de trabalho, entre outras.

Entre outras iniciativas, a Cipa faz trabalhos de conscientização, como palestras e ações práticas sobre o uso do equipamento de proteção individual (EPI), bem como orientação para as secretarias quanto à segurança e proteção no trabalho. (Julio Nogueira)

 

Programação:

20/11, Prédio II da Prefeitura

9h - “Como melhorar o seu dia no trabalho”, coach José Faria Júnior

10h - “IST Aids”, enfermeira Rosana Meissner

10h40 - “Câncer de próstata – Novembro Azul”, dr. Carlos Eduardo de G. Martins

 

21/11, Secretaria de Saúde

9h - “Como melhorar o seu dia no trabalho”, coach José Faria Júnior

10h - “A base de tudo”, empresa Ergonomos

 

22/11, Secretaria de Educação

8h30 – Ginástica Laboral

9h - “Bem-estar”, biomédica Paula Mateus Santos

10h – Gincana

 

23/11, Secretaria de Serviços Urbanos

8h - “Bem-estar”, psicólogo José Roberto Tadeu Maiolo

9h - “IST Aids”, enfermeira Rosana Meissner

10h - “A base de tudo”, empresa Ergonomos