Prazo para contestar notificação da atualização do cadastro de imóveis termina em 16 de outubro

Secretaria de Finanças

27 de setembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Os contribuintes do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) que receberam a notificação enviada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para regularização da área construída, devido à inclusão ou ampliação dos imóveis, têm até o dia 16 de outubro para apresentar a contestação, caso discordem da metragem informada. O prazo consta do Edital de Notificação nº 31, de 14 de setembro de 2017.

A relação está disponível para consulta no Quadro de Editais da Prefeitura (Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277, térreo – Centro Cívico); no Portal da Transparência deste site, e ainda na página específica sobre a atualização do cadastro, também no portal da Prefeitura. O documento não informa o nome do contribuinte: os imóveis são listados pelo número da inscrição, que pode ser obtido no carnê do IPTU.

O edital contém todas as inscrições nas quais foi encontrada alguma incoerência na informação sobre a área construída, e esclarece o prazo final para que o interessado que discordar dê entrada em alguma solicitação de revisão ou alteração nas informações levantadas pela Prefeitura.

O principal objetivo da atualização é apurar a real situação de terrenos e construções – ferramenta importante para controle urbano e planejamento de ações e investimentos nas mais diversas áreas de atuação da Prefeitura, como saúde e educação. O procedimento também é importante porque garante a cobrança correta do IPTU, promovendo justiça tributária.

Se o contribuinte recebeu a notificação da Secretaria de Finanças é porque foi identificada incompatibilidade entre o imóvel e as informações que constam dos registros da Prefeitura.

O contribuinte que reconhece que houve alteração (qualquer) na área construída de seu imóvel, sem a devida regularização na Prefeitura, mas não concorda com a metragem informada na notificação recebida, pode protocolar processo de contestação, mediante pagamento de taxa de serviços administrativos, no valor de R$ 14,38. A contestação deve ser apresentada em qualquer unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), onde o contribuinte preenche o requerimento.

Se entender que a atualização está correta, é só aguardar a chegada do carnê complementar do IPTU de 2017.

É importante esclarecer que só receberá o carnê complementar quem está pagando IPTU num valor menor que o correto. Quem, por algum motivo, não informou à Prefeitura a área total construída e, por isso, está pagando imposto menor, está sendo avisado nesse mês de setembro e receberá a cobrança da diferença em outubro, para pagar em novembro e dezembro.

 

Mapeamento

Toda área urbana do município foi mapeada por um sistema moderno e seguro. Foi utilizada uma aeronave com equipamentos cartográficos de ponta, num total de 250 quilômetros quadrados. Não foram utilizados drones ou Vants (veículos aéreos não tripulados). O levantamento, bem detalhado, inclui fotos das fachadas dos imóveis.

Do total de aproximadamente 154 mil imóveis, o estudo detectou 39.554 com algum tipo de desconformidade com o cadastro da Prefeitura.

São milhares de novos imóveis, muitos deles, provavelmente, habitados – daí a importância da atualização para o ordenamento das ações, já que novos moradores demandam mais serviços e investimentos para determinada região.

Além da relação dos imóveis, na página sobre a atualização é possível consultar os documentos necessários para apresentar a contestação; baixar o requerimento para preenchimento; verificar a documentação técnica sobre o estudo, como autorizações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Ministério da Defesa; consultar os endereços dos PACs e as perguntas mais frequentes sobre o tema, com suas respectivas respostas.