Têm início as aulas da quarta turma do projeto Chefs Notáveis, com alunos da Emesp

Fundo Social

21 de agosto de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, participou, na tarde desta terça-feira (21/08), da aula inaugural da quarta turma do Chefs Notáveis. O projeto tem por objetivo promover a socialização, o resgate da autoestima e também a capacitação profissional, por meio do ensino da gastronomia.

Esta é a segunda turma de 2018 e também o segundo grupo composto por alunos da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Jovita Franco Arouche. Ao todo, são 18 alunos, com idades que variam entre 16 e 66 anos, já previamente atendidos na unidade de ensino.

“Este é um projeto muito especial, que tivemos o orgulho de criar e ver crescer. Hoje é a quarta turma que começa e esperamos, assim como aconteceu com os últimos, que seja uma experiência muito positiva e enriquecedora para todos os envolvidos”, destacou Karin.

A monitora da turma novamente será a chef Luriana Toledo,que é parceira do Chefs Notáveis desde o início. “A gente chega aqui achando que vai ensinar e no fim das contas somos nós que aprendemos. É um projeto em que colocamos muito amor e muito carinho e é sempre gratificante ver as conquistas ao final”, explicou Luriana.

A primeira aula, como a realizada hoje, é destinada ao enisno de cuidados básicos com higiene e manipulação de alimentos, com orientações sobre como lavar as mãos e usar toucas e também a ensinar os tipos clássicos de corte, como julienne e brunoise. Depois, a montagem das aulas fica a critério da monitora, conforme a evolução de cada turma.

“É um trabalho em grupo, mas ao mesmo tempo muito personalizado. Aos poucos eu vou compreendendo as capacidades e limitações de cada um e lidando com isso de forma individual”, acrescenta Luriana.

A turma terá sete aulas no total, sendo cinco com Luriana e mais duas de doces e brigadeiros artesanais, comandadas pela professora Sheyla Reis. Os encontros acontecerão sempre às terça-feiras, das 14h às 16h30, nas dependências da própria Emesp.

Ao término, todos os participantes receberão certificados de conclusão, em uma cerimônia de formatura, na qual os alunos preparam um jantar para um grupo de convidados.

O projeto Chefs Notáveis teve como inspiração o Instituto Chefs Especiais, uma escola com cursos de gastronomia para portadores da Síndrome de Down, que realiza jantares temáticos beneficentes na Capital.

A iniciativa visa mostrar que, se respeitadas e estimuladas, todas as pessoas podem desenvolver habilidades e conquistar independência nos âmbitos social, de lazer e de trabalho.

As duas primeiras turmas do projeto foram compostas por alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e se formaram em 2017. Já neste ano, formou-se no mês de junho a primeira turma da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Jovita Franco Arouche. Até o momento, são 36 formados pelo projeto. O Fundo Social está avaliando quais devem ser as próximas entidades atendidas. 

Mais informações sobre o projeto Chefs Notáveis podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143. (Lívia de Sá)