Show em comemoração aos 15 anos do coral Canarinhos, Banda Boigy e Orquestra Sinfônica será neste sábado

Secretaria de Cultura

24 de novembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Neste sábado (25/11), o mais antigo programa de educação musical da cidade de Mogi das Cruzes vai comemorar seus 15 anos de estrada. É o coral Canarinhos do Itapety, juntamente à Banda Boigy e Orquestra Sinfônica, projeto este pioneiro de musicalização, que atua diretamente na transformação, inclusão e formação social de milhares de crianças e jovens do município. A celebração se dará por meio de um espetáculo, que começará às 19h30, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) e terá entrada gratuita.

Além do coral com sua formação atual, a apresentação vai contar com a presença de integrantes das primeiras gerações do projeto e também da Banda Boigy, a Camerata de Cordas e a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes. Tudo isso sob a regência da maestrina Solange Urbano e do maestro Lélis Gerson.

No repertório, os coralistas e instrumentistas relembrarão flashes desses 15 anos de trajetória do projeto, com a participação especial do maestro Antonio Freire Mármora e também dos cantores mogianos Bruna Sandoval, Guilherme De La Plata, Henriette Fraissat, João Vítor Mafra, Paulo Henrique e Mateus Sartori. Também serão executadas peças do último CD dos Canarinhos, o “Canarinhos de Todas as Raças”.

O projeto foi criado há 15 anos. Sua primeira formação reunia 175 crianças e adolescentes de regiões de alta vulnerabilidade, em um coral infantojuvenil. A experiência foi o ponto de partida para a implantação da iniciativa sociocultural no município, que passou a criar inúmeras oportunidades de inclusão e prática de princípios educativos, éticos e morais.

Do segmento coral, foram selecionados integrantes para a formação da Banda Boigy e da Orquestra Sinfônica Jovem Minha Terra Mogi. E aos poucos os segmentos foram se expandindo, dando origem aos grupos Quarteto de Metais, o Quinteto de Cordas, a Camerata de Cordas, a Orquestra Minha Terra Mogi, a Banda Boigy e a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes. Foram mais de sete mil crianças e jovens atendidos no segmento instrumental, atualmente comandado pelo maestro Lélis Gerson, por meio da Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes.

Já o segmento coral, que seguiu se renovando anualmente, atendeu dentro desses 15 anos um total de 14.986 crianças e jovens, mantendo por muitos anos o foco exclusivamente social, de atendimento a crianças de regiões periféricas da cidade. Isso veio a ser ampliado há alguns anos, quando foi feita uma interface entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação, por meio do programa “Música na Rede – Canto Coral nas Escolas”.

Com isso, o coral passou a atender também alunos da rede municipal de ensino. Além disso, o programa passou a estimular a formação de docentes multiplicadores. Essa integração segue sendo trabalhada e ampliada de forma contínua.

Ao longo de sua história, o coral Canarinhos do Itapety reúne um mosaico de lições e superação. Muitos ex-integrantes se profissionalizaram no segmento musical e artístico, atuando hoje em dia como professores, músicos e maestros, seja dentro do próprio projeto que os formou ou então em renomadas instituições do segmento musical, perpetuando os ensinamentos, valores e a missão dos Canarinhos.

A comemoração dos 15 anos, como destaca a maestrina Solange Urbano, servirá como um momento de celebração e reflexão. “O programa enfoca sobretudo a formação de valores. É um incansável trabalho nos bastidores, envolvendo orientadores sociais, educadores, maestros, comunidade, famílias, escola, poder público e sociedade civil. É ao lado de todos esses agentes que teremos este momento de celebração e reflexão, revendo os integrantes das primeiras gerações do projeto, incentivando os coralistas e músicos da nova geração, agradecendo aos parceiros e avaliando os frutos do trabalho, bem como as sementes a serem plantadas para o futuro. Vamos reviver juntos esta história mogiana”, convida.