Secretaria de Educação inicia nova turma para formação do programa Ler e Escrever

Secretaria de Educação

26 de abril de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes começará nesta quinta-feira (27/04) uma nova turma para a formação referente ao Programa Ler e Escrever, adotado neste ano como material didático padrão para os alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino. As turmas foram divididas nos períodos da manhã, das 8 às 12 horas e à tarde, das 13 às 17 horas no Bloco Didático do Cemforpe, no Mogilar. Participarão da formação 80 gestores, entre diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais.

“O programa teve início na cidade em 2010 e desde então nossos professores participam de formações sobre sua aplicação em sala de aula. Esta nova etapa é para dar continuidade a esse processo e avançarmos na qualidade de ensino dos nossos alunos. A formação é alinhada aos documentos que já temos e foram elaborados por educadores da rede municipal, como as Diretrizes e as Matrizes Curriculares”, disse Juliana Guedes, secretária municipal de Educação.

Serão realizados oito encontros durante o ano, totalizando 40 horas de formação. Os gestores serão mediadores das práticas do programa em suas unidades escolares, atingindo por volta de 900 professores que lecionam em turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O Programa Ler e Escrever tem como principal objetivo propiciar a aprendizagem da leitura e da escrita para que os alunos possam ler com compreensão, escrever com coerência e se comunicar com clareza.

“Neste primeiro encontro, analisaremos os mapas de sondagem das escolas, que indicam o nível de alfabetização dos alunos; as expectativas de aprendizagem direcionadas ao período, assim como as situações de aprendizagem acerca da compreensão do sistema de escrita e competência leitora, sugeridas pelo material”, explicou a formadora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Gisele Gonzaga de Paula. (Kelli Correa Brito)