Secretaria de Educação capacitará mais de 1,4 mil professores durante o recesso escolar

Secretaria de Educação

05 de julho de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade
O auditório do Cemforpe, de acordo com os protocolos sanitários, receberá a partir desta terça (13/07) uma formação para os profissionais que atuam nas cozinhas das escolas e creches da rede municipal . . .

Durante o recesso escolar dos alunos, a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes iniciará na próxima terça-feira (10/07) a formação “BNCC em Debate”, que levará aos 1.482 professores da rede municipal de ensino palestras sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento utilizado como base para a elaboração de currículos e propostas pedagógicas em todo o Brasil. A abertura será no auditório doCemforpe, às 8 horas, com a diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido, que falará sobre “BNCC e as competências gerais da Educação Básica”.

Neste primeiro dia, a palestra atenderá todos os professores e terá a participação da Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes. “Temos feito um trabalho alinhado à nova base curricular nacional e nosso objetivo com a formação é fazer com que nossos professores reflitam sobre o cenário educacional brasileiro e o impacto do documento na sala de aula”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes. Caso a seleção brasileira avance para a semifinal no dia 10 de julho, a palestra será feita apenas no período da manhã.

A programação terá continuidade nos dias 12 e 13 de julho com a divisão dos professores por segmento e em espaços diferentes. O recesso escolar dos alunos será de 7 a 29 de julho. As palestras serão acompanhadas por apresentações culturais e esportivas das escolas municipais Prof. Sérgio Hugo Pinheiro, no Jardim Nove de Julho, Profª Etelvina Cáfaro Salustiano, no Conjunto Jefferson, Heliana Mafra Machado de Castro, na Vila Cléo e do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru.

No dia 12 de julho, os professores da Educação Infantil assistirão à palestra “BNCC e os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil”, com a coordenadora de projetos e formadora do Instituto Avisa Lá, Maria Virgínia Gastaldi. Os professores do ensino fundamental Ciclo I estarão no auditório do Cemforpe para palestra “A BNCC, a leitura e a formação de leitores” com a profª Ma. Kátia Lomba Bräkling e profa. Ma. Marly de Souza Barbosa. No auditório da Escola de Governo e Gestão, o tema trabalhado será “Porque inovar na educação é uma questão de fazer e não de falar!” com a coordenadora da pós-graduação em Gestão da Aprendizagem da Braz Cubas, Adriana Martinelli.

A programação do dia 13 de julho será realizada nos mesmos locais de acordo com as turmas que serão atendidas. Para a Educação Infantil, o tema será “BNCC e os Campos de Experiência na Educação Infantil”, com a professora e mestre do Instituto Singularidades, Silvana Augusto. O prof. Me. Ivan Cruz Rodrigues, que participa do Grupo de Referência em Matemática (GRM), da Secretaria de Estado da Educação, falará sobre “A Educação Matemática nos Anos Iniciais e a BNCC” para professores do ensino fundamental ciclo I. Os educadores do ensino fundamental ciclo II participarão da palestra “Inovação e Avaliação”, com o prof. Dr. José Moran, pesquisador e orientador de Projetos Educacionais Inovadores com metodologias ativas nas modalidades presencial e a distância. (Kelli Correa Brito)