Secretaria de Educação apresenta ações do primeiro quadrimestre de 2017

Secretaria de Educação

22 de junho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes apresentou na manhã desta quinta-feira (22/06), na Câmara Municipal, as ações do primeiro quadrimestre de 2017. A titular da Pasta, Juliana Guedes, destacou o trabalho integrado realizado com diversas secretarias municipais e a Câmara Municipal. Projetos de escolas municipais também ganharam destaque na apresentação, Na audiência, foi anunciado a publicação do decreto, que possibilita a contratação de professores para atender necessidade temporária e excepcional em substituição aos afastamentos de professores, após as salas serem oferecidas à professores da rede municipal de ensino.

Nestes primeiros quatro meses de 2017, foram empenhados R$ 117.895.211,48, o que representa 41,52% dos recursos aplicados na Educação. “Este recurso representa os valores totais de contratos que foram empenhados neste primeiro quadrimestre e serão utilizados durante o ano todo”, explicou a secretária Juliana. Dos recursos do Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, 83,65% foram aplicados na folha de pagamento dos profissionais do magistério e outros servidores.

A secretária Juliana destacou ainda mudanças na área pedagógica, principalmente na Educação Infantil, que está recebendo a formação Formar em Rede +, programa criado por meio de uma parceria entre o Instituto Avisa Lá com o Instituto Sonho Grande. “Vamos investir na educação infantil, acredito que precisamos de um alicerce forte. É um tempo de mudança de concepção e de pensamento para rever as questões de educação infantil, desde as condições dos prédios à questão pedagógica”, disse Juliana. No ensino fundamental, desde o início deste ano o Programa Ler e Escrever é obrigatório para todas as unidades escolares.

Contratação de professores

O Decreto Municipal nº 16.651 de junho de 2017, trata de contratação de professores para atender necessidade temporária e excepcional em substituição aos afastamentos de professores de classes que foram oferecidas à rede mas não houveram interessados na substituição. Ainda não há um número exato de contratações que serão feitas, já que as classes disponíveis estão sendo oferecidas aos professores da rede municipal. O contrato terá duração até 31 de dezembro deste ano.

A secretária de Educacão também apresentou os projetos Pequenos Músicos e o de Robótica Educacional, que deverá ser ampliado. A aquisição de produtos da agricultura familiar foi o destaque na área de Alimentação Escolar. A Secretaria de Educação é responsável pelo atendimento de 45.618 alunos em 206 unidades escolares. Atualmente 2.956 servidores integram a Secretaria de Educação, sendo 1.483 no Quadro do Magistério. (Kelli Correa Brito)