Prefeito Marcus Melo participa do lançamento da 1ª Olimpíada Mogiana de Robótica

Secretaria de Educação

02 de junho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo participou na, manhã desta sexta-feira (02/06) no Auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes, do lançamento da 1ª Olimpíada Mogiana de Robótica, que será realizada entre os dias 24 e 25 de outubro de 2017 na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, no Centro. O evento, que acontecerá junto à 3ª Mostra Municipal de Robótica Educacional, é organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, que desenvolve o projeto de Robótica Educacional desde 2013.

“Vamos realizar a primeira Olimpíada Mogiana de Robótica proporcionando a participação de escolas da rede municipal, estadual e particular da região do Alto Tietê. A tecnologia já está inserida nas nossas vidas e a robótica proporciona um aprendizado que abre a cabeça das crianças e jovens para novas oportunidades nesta área, que gera muitas oportunidades no mercado de trabalho”, disse o chefe do executivo.

O objetivo dos eventos, organizados por uma equipe de orientadores de informática e o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, é promover a integração entre os alunos da rede pública e particular, que desenvolvem projetos de Robótica Educacional em suas escolas. O trabalho foi apresentando pelo coordenador do Programa de Tecnologia Educacional da Pasta, Angelo Nunes Camargo. O evento contou com do vice-prefeito, Juliano Abe, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Evaristo e o vereador Antonio Lino.

A realização da Olimpíada Mogiana credencia a cidade a se candidatar como sede de uma das etapas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). “Já colocamos Mogi das Cruzes à disposição da organização da Olimpíada Brasileira de Robótica, apresentamos a cidade e os espaços e temos uma agenda com os organizadores”, disse o prefeito. Em 2015, a EM Fujitaro Nagao, no bairro do Cocuera, pioneira no projeto, foi finalista da etapa estadual da competição nacional e foi escolhida como a escola pública com melhor desempenho do Estado de São Paulo.

Os alunos da unidade escolar do bairro do Cocuera apresentaram no evento desta sexta-feira (02/06) o treinamento para a OBR deste ano com o robô seguidor de linha. O público também pode conhecer o trabalho das escolas municipais Antonio Pedro, na Moralogia, que apresentou um projeto de energias renováveis e Prof. Dr. Jair Rocha Batalha (Braz Cubas) com o sumô e o robô educador usado nas aulas de robótica, que também são oferecidas na EM Profª Apparecida Ferreira Cursino, no Jardim Universo, EM Coronel Almeida no Centro, e Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru.

A secretária municipal de Educação, Juliana Guedes, destacou a importância da tecnologia nas escolas. “Inovação, criatividade e incentivo à tecnologia são as bases do trabalho da gestão do prefeito Marcus Melo. Estamos satisfeitos em apresentar a Olimpíada, que integra os projetos desenvolvidos pelos nossos orientadores de informática. O objetivo é que possamos compartilhar experiências e conhecer novas ideias de outras redes”, disse.

Escolas públicas e particulares da região do Alto Tietê podem se inscrever para participar da competição e da mostra pelo sitewww.robotica.se-pmmc.com.br de 15 de junho a 28 de julho. O endereço eletrônico também traz o regulamento e informações. Os eventos serão realizados nos dias 24 e 25 de outubro na Sede da Secretaria Municipal de Agricultura, na Rua Braz Cubas, 470 – Centro.

A programação da Olimpíada contará com competições nas categorias “Seguidor de Linha” (simulação de resgate)” e “Sumô de Robôs”. A terceira Mostra contará com trabalhos de pesquisa, realizados por alunos, que resultem no desenvolvimento de um protótipo robótico para solucionar problemas cotidianos ou melhorar e automatizar algum processo. (Kelli Correa Brito)