Prefeito Marcus Melo lança Selo Cozinha Nota 10 para as cozinhas da rede municipal de ensino

Secretaria de Educação

25 de julho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo lançou, na manhã desta terça-feira (25/07) no Cemforpe, o Selo Cozinha Nota 10. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Educação por meio do Departamento de Alimentação Escolar, visa a reconhecer e valorizar o papel das merendeiras e merendeiros na oferta de uma alimentação segura, saudável e saborosa e também o empenho de toda a comunidade escolar na promoção e mobilização para a temática da Educação Alimentar e Nutricional (EAN). 

A premiação foi anunciada durante o segundo dia do Programa de Formação em Alimentação Escolar, oferecido a 530 profissionais que atuam nas cozinhas de 206 unidades escolares, entre escolas municipais e creches subvencionadas.  “A merenda de Mogi é um exemplo e temos a missão de sempre melhorar. Com o Selo Cozinha Nota 10, nosso objetivo é continuar avançando na qualidade da alimentação de nossas crianças e conhecer com vocês o que pode ser melhorado. Todas as escolas serão avaliadas e nosso objetivo é premiar todas com o Selo”, disse o prefeito.

As cozinhas serão analisadas por membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e das visitadoras do DAE nas categorias: Educação Infantil Integral (Creche), Educação Infantil Parcial, Ensino Fundamental Integral e Ensino Fundamental Parcial. Serão avaliados o cumprimento do cardápio, a comida mais saborosa; limpeza, higiene, organização da cozinha e do estoque, organização interna do trabalho; controle de estoque a armazenamento e ações educacionais diferenciadas na área de alimentação escolar. A avaliação pela Comissão Julgadora nas unidades escolares será de 01/08 a 29/09 e a cerimônia de premiação será em outubro.

A secretária de Educação, Juliana Guedes, destacou a importância da alimentação nas escolas. “A alimentação tem importância fundamental nas escolas. A criança que se alimenta bem tem plenas condições de se desenvolver. Ela aprende mais rápido e assimila melhor uma série de conhecimentos. Os merendeiros exercem uma função importante e também são educadores”, disse. O vice-prefeito Juliano Abe também destacou o papel das merendeiras na formação da criança. “As merendeiras fazem o uso do alimento na plenitude da educação que queremos para nossas crianças”. Os vereadores Edson Santos e Diego de Amorim Martins também participaram do evento.

O Programa de Formação em Alimentação Escolar foi realizado nos dias 24 e 25 de julho com atividades no Auditório do Cemforpe e na Associação dos Servidores Municipais de Mogi das Cruzes. A abertura contou com a participação da Banda Sinfônica Escolar do Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Ianuzzi, em Nova Jundiapeba e a exibição de um vídeo sobre o trabalho dos alunos da EM Antonio Pedro Ribeiro, na Moralogia, que foram premiados pela Nasa, apresentarão o seu trabalho.

A formação contou com palestras sobre motivação, segurança alimentar e dietas especiais, além de uma participação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e atividades com monitores do Crescer – Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos. A capacitação faz parte da programação de cursos oferecidos durante o recesso escolar de julho para servidores que atuam na rede municipal de ensino. No evento também foram homenageadas as auxiliares de desenvolvimento da educação com mais tempo de experiência e as que se aposentaram recentemente.

A merenda escolar de Mogi das Cruzes é referência de qualidade. Foi reconhecida como a melhor merenda do Estado de São Paulo pela ONG Ação Fome Zero, em parceria com o Governo Federal. São cerca de 179 mil refeições feitas e distribuídas diariamente para os 45.726 alunos da rede municipal. A Agricultura Familiar é um diferencial da merenda de Mogi. São distribuídos de 6 a 9 mil kg/semana de verduras e legumes produzidos na cidade. (Kelli Correa Brito)