Prefeito entrega nova creche para 110 crianças no Jardim Aracy

Secretaria de Educação

27 de janeiro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo entregou, na manhã deste sábado, o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Profª Maria Apparecida de Campos Masci Faria, no Jardim Aracy. A nova unidade tem capacidade para 110 crianças em período integral. Durante a solenidade, o chefe do executivo falou sobre as quatro creches que estão em licitação no novo modelo arquitetônico sustentável e entregou kits de materiais escolares para alunos.

“A educação é uma prioridade e continuamos avançando no atendimento à educação infantil com esta nova unidade. Mais quatro creches estão em licitação em um novo modelo arquitetônico sustentável. Serão construídas duas em Jundiapeba e uma no Mogi Moderno para 195 alunos cada. No Jardim Universo devido à adequação do terreno, serão atendidos 137 alunos”, disse Melo. O investimento nas novas unidades é estimado em R$ 10.998.861,98. Foram desapropriados terrenos para a construção de mais cinco unidades na Vila Natal, Jardim Camila, Vila Cintra, Jardim Santos Dumont e Jardim Esperança.

O chefe do executivo entregou kits de materiais escolares para alunos da unidade. Os kits, montados de acordo com a faixa etária do aluno, e o uniforme serão entregues no início das aulas. As aulas da rede municipal de ensino, responsável pelo atendimento de cerca de 45 mil alunos em 205 escolas, terão início no dia 5 de fevereiro. Marcus Melo também destacou que serão anunciados os projetos para a educação no programa Move Mogi, conjunto de ações, obras e projetos que serão desenvolvidos nos próximos anos.

Unidade no Jardim Aracy

A nova creche no Jardim Aracy foi construída no modelo padrão municipal. “Adotamos na gestão do prefeito Marco Bertaiolli um modelo padrão para as creches em nossa cidade. O projeto foi um grande exemplo para o governador Geraldo Alckmin, que já construiu mais de 550 prédios usando Mogi como referência”, disse Melo. A unidade conta com berçário; 4 salas de atividade; pátio coberto; refeitório; cantinho da leitura; horta; praça cívica e playground. Foram investidos R$ 1.910.868,85.

A secretária adjunta de Educação, Catia Moyano, destacou a mudança de função da creche com o avanço da educação. “A creche atualmente não tem mais a função somente do cuidar, que já era complexa, mas também do educar. Neste centro de educação infantil, o aluno tem acesso a todos os seus direitos básicos”, disse. A solenidade contou com a participação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes.

A unidade será administrada pelo Instituto da Criança Santa Clara, que já é responsável por outras duas unidades na cidade. A representante da instituição, Dayana Mariano, destacou a acolhida da comunidade. “Temos 15 anos de experiência na gestão de creches e fomos muito bem acolhidas pelo bairro. Agradecemos a recepção e vamos trabalhar com a mesma dedicação”, disse.

Nascido no Jardim Aracy, o vereador Edson Santos foi o autor da indicação do nome da professora Maria Apparecida de Campos Masci Faria, conhecida como Dona Cida, para patronesse da unidade escolar. “Dona Cida era uma pessoa muito querida no bairro e é sempre lembrada por sua humildade”, disse Santos. Também estiveram presentes os familiares da educadora, a nora Eládia Maria Morales Cruz Faria, o neto Adriano Luis Morales do Amaral Faria e sua esposa Lívia Ribeiro Faria, que agradeceu a homenagem.

O vice-prefeito Juliano Abe destacou a importância da educação para que todos tenham as mesmas oportunidades. “A educação continua sendo prioridade da administração e estamos trabalhando para buscar igualdade de oportunidades para as pessoas”, disse. Estiveram presentes o deputado estadual Marcos Damásio, o presidente da Câmara, Pedro Komura e os vereadores Protássio Nogueira, Caio Cunha, Claudio Miyake, Fernanda Moreno, Jean Lopes e Marcos Furlan. (Kelli Correa Brito)